Este encontro marca a parceria entre o Fashion Hub e o Parque da Cidade para fomentar conexões entre a indústria, o varejo de moda e as startups.
Chamariz do evento, o co-working do Shopping será palco de conversas entre os stakeholders do hub de inovação, reforçando a importância de encontros totalmente dedicados às novas ideias, análise de cases e convivência. Esta imersão incluirá visitas a Casa Oracle e ao Cubo Itaú para aprofundar a experiência.
Entre as empresas confirmadas, The LYCRA Company, Vicunha, Rhodia, Shopping Parque da Cidade, Incofios, AREZZO, Vestem, Hering, Insider, Laces e Liz Lingerie.
Programação:
🟣 09:00 – 10:30 Atividade na Casa Oracle – Espaço com foco em inovação, tecnologia e criação de cultura.
▫️ Abertura
▫️ Talks com empresa referência em inovação e sustentabilidade.
🟣 11:00 – 12:00 Talks no Shopping Parque da Cidade.
🟣 12:00 – 13:30 Almoço no Shopping Parque da Cidade.
🟣 13:30 – 14:30 Atividade no Shopping Parque da Cidade.
▫️ Interação entre mantenedoras, parceiros e convidados.
🟣 15:30 – 17:00 Atividade no Cubo Itaú
▫️ Interação com startups com foco em soluções sustentáveis.
Sobre o Fashion Hub
Programa de inovação aberta une startups e grandes empresas da cadeia de moda para cumprir metas de inovação e sustentabilidade
Pensar em soluções para os complexos problemas da cadeia de moda através do fomento de ecossistemas de inovação, este é o propósito do Fashion Hub, iniciativa pioneira no Brasil, que conecta grandes empresas e startups para o desenvolvimento de projetos em prol de resoluções de impacto positivo para as organizações, com influência direta na sociedade, negócios e meio ambiente.
Durante o 2º ciclo de inovação Fashion Hub, a The LYCRA Company lançou o desafio de reduzir o consumo de água nas operações da empresa. Com mais de 2,5 mil funcionários, e que, por conta de seu tamanho, convive com um alto consumo de água em suas operações. Nesse sentido, a empresa busca soluções que possam ajudá-la a reduzir o consumo atual de água que possui.
A solução proposta visou gerar economia de água e incentivar o uso consciente do recurso hídrico por parte dos colaboradores e terceiros, através de uma tecnologia inovadora que foi desenvolvida pela startup Piipee.
Piipee é um produto biodegradável, que tem como objetivo a geração instantânea de economia de água nos vasos sanitários e mictórios. Ele tem a função de, por meio da “quebra da composição química da urina”, alterar sua coloração, remover todo o odor de xixi, higienizar o local, perfumar o ambiente, e ainda com o custo mais barato do que usar a descarga! Além de economizar água e recursos, contribui positivamente para o meio ambiente.
A startup já recebeu diversos reconhecimentos, e os mais significativos foram o convite da ONU para a COP21 em Paris, em dezembro de 2015. Estão entre as 14 startups mais inovadoras do Brasil, segundo o MDCI. Além disso, Ezequiel Vedana, CEO da Piipee, ocupa um cargo honorário pela ONU como jovem líder global para o ODS6.
O projeto recebeu o Prêmio de Inovação do Fashion Hub, no 2º Ciclo de Programa de Inovação, do qual participaram outros 5 diferentes projetos. Dentre os avaliadores, estavam jornalistas, como Lilian Pacce, Isabella Prata, Chantal Brissac, Silvana Holzmeister, Silvia Boriello e Maria da Paz Trefaut. A iniciativa está sendo inserida no Relatório Global de Sustentabilidade da The LYCRA Company.
A projeção é que, em um ano de uso de Piipee, a empresa economizaria ~2.116,800 litros de água, o que equivale a uma redução de ~R$12.748,51 na conta de água da empresa. Mensurando a economia gerada durante os 3 meses de piloto, seria possível economizar ~ 529.200 litros de água e ~ R$3.187,13.