Dezesseis restaurantes participantes do festival oferecem menus veganos ou vegetarianos na entrada, prato principal e sobremesa
Com objetivo de atender aos mais diversos paladares, inclusive de pessoas que não comem carne ou produto de origem animal, a 5ª Edição da Goiânia Restaurant Week, que será realizada até 7 de abril, conta com menus vegetarianos ou veganos em 16 dos restaurantes participantes. A iniciativa é válida pois, de acordo com pesquisa encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira, cerca de 30 milhões de brasileiros, 14% da população do Brasil, são vegetarianos. Deste total, 7 milhões de pessoas são veganas, ou seja, que não consomem alimentos de origem animal de nenhum tipo.
Atenta a esta demanda, a Risotteria Chef Brunna Pollazzon, estreante no festival, conta com opções vegetarianas no menu da 5ª Goiânia Restaurant Week, no almoço. Para entrada bruschettas de cogumelos frescos ou salada da casa, com alface, rúcula, palmito, tomate cereja, ervilhas frescas e gergelim preto. O prato principal é o conchiglione de tomate seco ao molho da casa, recheado com tomate seco, ricota e muçarela, ao molho da casa e gratinado com parmesão. Para sobremesa, mousse de cupuaçu com raspas de chocolate ou pudim de leite condensado.
“Acreditamos firmemente em atender às diversas preferências e necessidades alimentares de nossos clientes, proporcionando opções saborosas que se alinham com variados estilos de vida. A procura por nossos pratos vegetarianos tem sido extremamente positiva, refletindo uma crescente conscientização e interesse por opções alimentares mais sustentáveis e éticas. Essa tendência nos encoraja a continuar inovando e expandindo nossa oferta de pratos que respeitem os princípios da culinária vegetariana e vegana, garantindo que todos os clientes encontrem algo que amem em nosso menu”, explica a chef Brunna Pollazzon.
Para Fernando Reis, realizador da Brasil Restaurant Week, embora não represente um grande faturamento, ter uma opção vegetariana ou vegana no cardápio muitas vezes é determinante para a escolha do restaurante. “As pesquisas apontam que grupos optam por um determinado restaurante em função da restrição alimentar de algum membro”, esclarece.
Outro restaurante estreante no festival com opção de menu vegetariano é o Enttres Cocina de Mezcla. No almoço, a casa conta com a entrada salada de guacamole e verdes, com tomate, pepino, abacaxi marinado, emulsão de laranja e mel e totopos. Como prato principal, arroz chapa de vegetais, com cogumelos e omeletes cremoso vegetariano. Para sobremesa, quatro opções: mousse de chocolate e merengue picante; massa phylla com manteiga e flor de sal; pudim de leite com caramelo de sagu e sorbet de açaí e maracujá.