7ª Goiânia Restaurant Week celebra a culinária goiana

No momento, você está visualizando 7ª Goiânia Restaurant Week celebra a culinária goiana

Festival gastronômico, o Goiânia Restaurant Week, reúne mais de 30 restaurantes da capital, valorizando ingredientes e receitas tradicionais

A culinária goiana é uma das mais ricas e autênticas do Brasil, refletindo a diversidade cultural e os sabores únicos do Cerrado. Com influências indígenas, africanas e portuguesas, a gastronomia goiana se destaca pelo uso de frutos nativos, como o pequi e o baru. Além disso, utiliza preparos tradicionais à base de milho, mandioca e carnes variadas. Seja em pratos salgados ou doces preparados com ingredientes típicos da região, a gastronomia goiana vai além do paladar e oferece experiências únicas. Assim, torna-se uma experiência sensorial que merece exploração e valorização. Celebrando essa riqueza gastronômica, a 7ª edição da Goiânia Restaurant Week acontece até dia 13 de abril, reunindo mais de 30 restaurantes da Capital.

Neste ano, o tema “Diversidade Culinária Regional” convida os chefs a explorarem e reinterpretarem os sabores característicos de Goiás, destacando ingredientes típicos e preparos tradicionais. Além disso, essa proposta visa proporcionar novas experiências gastronômicas ao público, ressaltando a identidade culinária do Estado.

O idealizador da Brasil Restaurant Week, Fernando Reis, destaca que a escolha do tema visa valorizar a gastronomia local. O objetivo é incentivar os chefs a explorarem os sabores de Goiás e reinventarem receitas tradicionais.

“Cada região possui tradições, sabores e ingredientes únicos, o que torna cada evento especial e autêntico. Nosso objetivo é incentivar o uso de ingredientes regionais e estimular os chefs a explorarem a riqueza gastronômica local”, afirma Reis.

Murano Premium e outros restaurantes destacam sabores do cerrado

O Murano Premium estreia na Goiânia Restaurant Week com um menu que combina tradição e sofisticação, destacando ingredientes típicos e técnicas da culinária goiana para proporcionar uma experiência única e regional. Entre as entradas do almoço, a empadinha goiana ganha uma nova roupagem. Já nos pratos principais, o risoto do cerrado com iscas de frango, linguiça suína caseira, pequi, guariroba, cheiro verde e cubos de queijo minas. Para finalizar, o tradicional pudim de leite ou o romeu e julieta gelado. 

“Pela primeira vez no festival, o Murano Premium apresenta um menu especial que exalta os sabores da gastronomia goiana, resgatando ingredientes típicos e técnicas que refletem nossa identidade. Nossa participação reflete a filosofia de oferecer ao público uma oportunidade única de explorar a essência da nossa culinária, combinando tradição e sofisticação para proporcionar uma experiência gastronômica única, onde cada prato conta uma história de sabor e regionalidade”, ressalta Amanda Pamplona, proprietária do restaurante.

O WTC Hotel traz o steak tartar do cerrado – carne serenada angus, picada na ponta da faca, picles de maxixe, mostarda dijon, gema, cebola roxa, alcaparras, pimenta sriracha e crocante de tapioca – de entrada. Em seguida, oferece a panceta glaceada – panceta suína assada lentamente, molho demi glace suíno, chica doida e crocante de queijo coalho – de principal. Para finalizar, na sobremesa, o pudim Romeu e Julieta.

Por outro lado, outro estreante que também destaca a regionalidade goiana é a Casa Cortela. No almoço, a casa conta com o disco de cupim com maionese verde de entrada. Em seguida, como prato principal, o menu oferece duas opções: a lasanha de cupim e o risoto de cupim do sertão com banana da terra e queijo coalho.

Entre os veteranos, o Paradiso Caffè Bistrot traz no almoço a mandioca frita com gremolata trufada e o dadinho de pamonha assada com geleia de pimenta como opções de entrada. Para o prato principal, é possível escolher entre a panelinha de arroz fresquinho, com medalhão de mignon e ovo frito, ou o espetinho de parmegiana na cama de purê de batata. Por fim, para sobremesa, são oferecidas opções como tiramissu com licor de baru, cocada de forno vegana ou doces cristalizados.

7ª Goiânia Restaurant Week celebra a culinária goiana
7ª Goiânia Restaurant Week celebra a culinária goiana
7ª Goiânia Restaurant Week celebra a culinária goiana

Juá traz releituras criativas da culinária goiana com ingredientes típicos

O Juá apresenta um menu completo de releituras da culinária goiana. Entre as entradas, são duas opções. A primeira é o empadão goiano de frutos do mar – massa crocante recheada com cremoso de galinha, linguiça suína, camarão, mexilhão, lula, queijo e guariroba. Ele é acompanhado de molho apimentado de pequi. A segunda opção é o pit dog – mini burguer de ancho, bacon mafuá, tomate, maionese de ervas, picles de abacaxi e batata palha.

Como principal, o Juá traz a panelinha de legumes da roça – arroz caldoso de açafrão, abobrinha, cenoura, cogumelos, milho verde e pupunha. O prato é finalizado no forno com requeijão moreno e tempurá de quiabo. A outra opção é a costela rocha – costela bovina braseada, cremoso de mandioca com ervas, chips de alho, paçoca de carne de sol, saladinha morna de feijão, queijo coalho com mel e molho roti. Para a sobremesa, a ambrosia com compota de mamão verde. 

Bianco Ristorante, Las Nenas e Grano Cucina trazem pratos autênticos e criativos

O Bianco Ristorante traz o croquete de cupim de entrada e a terrine de rabada – terrine de rabada, polenta selada, cogumelos saúte, picles de cebola brulé, farofa de castanha de baru, salada de agrião – de principal. Na sobremesa, a rabanada com anglaise de licor de amêndoas, doce de leite, sorvete de leite. 

O Las Nenas inclui como entrada o pastelzinho de milho e requeijão moreno e vinagrete. Para o prato principal, a primeira opção é a panelinha do cerrado, que combina arroz caldoso de açafrão com linguiça, lombo, sobrecoxa de frango assado, crispy de couve e aioli de pequi. Em seguida, há a opção da jantinha, que consiste em espetinho de mignon, feijão tropeiro, mandioca em duas texturas, vinagrete de baru e arroz branco ou integral. Por fim, a última opção é a chica doida vegetariana, acompanhada de espetinho de queijo coalho e vinagrete de maxixe. Acompanham como sobremesa o brownie de baru com chantilly de cumaru ou torta de queijo goiano Serra do Bálsamo e calda de goiabada. 

Para completar, o Grano Cucina Italiana traz o arancini di mais e maiale, um bolinho de risoto de milho e linguiça artesanal, finalizado com aioli picante, como entrada. Em seguida, o restaurante oferece o chorizo com polenta e gorgonzola, um corte de chorizo servido com polenta cremosa e finalizado com creme de gorgonzola e agrião, como prato principal. Como sobremesa, o restaurante oferece duas opções: o riso di cumaru, um arroz arbóreo caramelizado cremoso com especiarias, finalizado com cumaru. Ou o sfoglia di mais, uma massa folhada recheada com creme doce de milho e cream cheese, farofa paçoca e gelato vanilla.

7ª Goiânia Restaurant Week celebra a culinária goiana

Créditos das Fotos: Reprodução e Divulgação

Quer saber mais das edições anteriores do Goiânia Restaurant Week?

Nas últimas edições do Goiânia Restaurant Week, o evento se destacou, principalmente, pelo crescimento contínuo em número de participantes. De fato, mais de 35 restaurantes participaram da edição mais recente. Além disso, em sua 6ª edição, o festival inovou ao escolher o tema “Revolução Vegetariana”, convidando os participantes a refletirem sobre o impacto das escolhas alimentares. Assim, a cada ano, o evento tem proporcionado uma experiência gastronômica acessível, com menus especiais e preços promocionais, atraindo tanto os amantes da boa culinária quanto aqueles preocupados com a sustentabilidade.

Você pode conferir mais sobre a 5ª edição aqui.

E sobre a edição que bateu recorde de participantes, leia aqui.

Deixe um comentário