O destaque do dia é a Pasta Alla Siracusa e o Rigatoni Alla Trasteverina
Comemorado no dia 20 de março, o Dia Mundial sem carne foi criado em 1985 a partir de campanhas da ONG Farm Animal Rights Movement (FARM) com objetivo de conscientizar a população sobre os impactos do consumo de carne para o mundo e os benefícios de uma alimentação sem carne. Segundo a pesquisa do Ibope Inteligência, em 2018, cerca de 14% da população brasileira se declara vegetariana. Em 2021, de acordo com o Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), 46% dos brasileiros não comem carne por vontade própria ao menos uma vez por semana.
Para os que não comem mais carne ou pretendem reduzir o consumo, o chef Aldo Teixeira, a frente dos restaurantes italianos Forchetta D’oro e La Terrina, traz duas dicas deliciosas de opções para o dia: Pasta alla Siracusa – massa integral com beringela e abobrinha em cubos, tomate sem pele e azeite trufado; e Rigatoni Alla Trasteverina – massa rigattoni com alho poró, tomates sem pele, muçarela de búfala e queijo.
Pasta alla Siracusa
Serve 2 pessoas
200g de massa integral
1 beringela pequena cortada em cubos
½ abobrinha pequena cortadas em cubos
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
3 tomates sem pele e sem semente cotados em cubos
1 colher (chá) de sopa azeite trufado
1 colher de chá de orégãos
6 folhas de manjericão fresco, picadas
Sal e pimenta preta a gosto
Modo de preparo:
Cozinhar a massa em água temperada com sal, até estar al dente. Reserve.
Numa frigideira larga, de preferência antiaderente, salteie a beringela, abobrinha aos cubos em 1 colher de sopa de azeite durante 8 a 10 minutos em fogo médio. Reserve.
Na mesma frigideira com uma colher de azeite doure alho, acrescente o tomate picados, o orégano e o manjericão, assim que começar a desmanchar, junto os legumes deixam cozinhar por 2 minutos e coloque a azeite trufado. Junte a massa e deixa a mesma cozinhar por 2 minutos.
Decore com folhas de manjericão.