Vila Inglesa oferece truta com molho e lascas da semente comestível
A araucária é uma árvore comum nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Embora não dê frutos, é responsável por uma semente comestível bastante popular: o pinhão. Cultivado principalmente na Serra da Mantiqueira, ele é protagonista de festas e destaque em diversos pratos da culinária regional.
Em Campos do Jordão (SP) – cidade localizada a pouco mais de duas horas de carro da capital paulista –, a colheita do pinhão costuma ir de abril até julho. Durante o período, restaurantes locais elaboram cardápios com a semente. O Hotel Vila Inglesa é um dos exemplos.
Entre as delícias servidas no restaurante do empreendimento, destaca-se a truta com molho e lascas de pinhão. O popular peixe da culinária brasileira é servido ainda com saborosos legumes grelhados, como abobrinha, cenoura e mandioquinha, além de cogumelos-de-paris.
O Vila Inglesa também oferece uma experiência tradicional entre os jordanenses: a Sapecada de Pinhão, uma forma típica de assar o alimento. Deve-se formar uma pilha com os galhos secos das próprias araucárias, acrescentar os pinhões em cima e atear fogo. Quando as brasas se apagarem, basta descascar e saborear a iguaria.
Nesse método, inclusive, o pinhão ganha um sabor diferente. Isso porque a fogueira dá uma leve defumada no alimento.
Durante a temporada do pinhão, as diárias no Vila Inglesa partem de R$ 935 por pessoa. A hospedagem é em apartamento Standard e inclui café da manhã. A lista de atrações de lazer do hotel conta com piscina coberta e aquecida, arvorismo, quadras de tênis e beach tennis, salão de jogos e brinquedoteca para as crianças.