Município conta com apoio do Governo do Estado para a preservação e fortalecimento da tradição
A tradicional encenação da batalha entre mouros e cristãos acontece neste fim de semana em Palmeiras de Goiás, nos dias 31 de maio, 1º e 2 de junho, no Parque de Exposição Iris Rezende Machado. Parte do Circuito das Cavalhadas do Governo de Goiás, o evento conta com um investimento de R$ 4,4 milhões, beneficiando 15 cidades em 2024.
Com mais de um século de existência, as Cavalhadas em Palmeiras de Goiás começam com alvoradas, missas e uma cavalgada de abertura 15 dias antes das batalhas. No primeiro dia, grupos de mascarados animam a praça da cidade, seguidos pelo cortejo dos cavaleiros e amazonas ao parque de exposição, onde é montado o cavalhódromo.
As Cavalhadas, realizadas à noite, reencenam a luta entre mouros e cristãos, destacando a participação de uma menina local que interpreta Floripes, a filha do rei mouro que é convertida ao cristianismo. Inspiradas no livro “Carlos Magno e Os Doze Pares da França”, as Cavalhadas recriam torneios medievais entre cristãos (de azul) e mouros (de vermelho).
Realizadas no Brasil desde o século XVII, as Cavalhadas em Goiás, com mais de 200 anos de tradição, combinam religiosidade, cultura e valorização do patrimônio imaterial, fortalecendo o turismo e a economia local. As batalhas simbolizam a preservação da história, cultura e fé do povo goiano.
Fotos: Divulgação Secult