Participação dos alunos destaca compromisso do Governo de Goiás com excelência artística e desenvolvimento cultural dos estudantes
Mais de 130 alunos de dança da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França participam do Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina, considerada a maior competição da área no Brasil. Os Corpos de Baile Infantil, Balé Júnior, Juvenil e a Cia Jovem da escola estadual participam da tradicional Mostra Competitiva, que acontece de 16 a 20 de julho e de 22 a 27 de julho, exibindo coreografias cuidadosamente ensaiadas.
O festival é conhecido por sua Mostra Competitiva, que se estende por nove noites de intensas apresentações. Os participantes concorrem em duas categorias, Júnior e Sênior, com subdivisões de gênero e subgênero que incluem Balé Clássico de Repertório, Balé Neoclássico, Dança Contemporânea, Danças Populares Brasileiras e Internacionais, Danças Urbanas, Jazz e Sapateado. A competição acolhe solos, variações, duos, Grand Pas-de-Deux, Pas-de-Deux e conjuntos, oferecendo um palco diversificado e competitivo para os jovens talentos.
Os alunos da EFG Basileu França chegam à competição para defender os títulos de várias premiações. Em 2023, a escola técnica profissionalizante de artes do governo de Goiás venceu 12 prêmios no festival, sendo sete premiações de primeiro lugar, duas de segundo, uma de terceiro e uma na categoria prêmio especial, além do principal prêmio do evento, o de Melhor Grupo. Ao todo, os alunos já somam 21 prêmios nas principais competições de dança do mundo no último ano e meio.
Com mais de três décadas de história, a competição de Dança de Joinville se consolidou como um destino obrigatório para os apaixonados pela dança. A cidade se transforma em um grande palco, acolhendo participantes de todo o país e do exterior, que não só competem na Mostra Competitiva, mas também se apresentam no Meia Ponta e nos Palcos Abertos espalhados por Joinville.
“Essa experiência contribui significativamente para o crescimento pessoal e profissional dos jovens bailarinos da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França. Isso faz toda a diferença na formação que oferecemos aos nossos alunos, tanto que a escola é referência internacional na área”, diz o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto.
A Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França é uma unidade de ensino profissionalizante do governo de Goiás, ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde 2021 é gerida, por meio de convênio, pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (Cett/UFG).
Fotos: Divulgação