Corpo Cênico do Basileu França apresenta “O Testamento de Afonso Quirino”

No momento, você está visualizando Corpo Cênico do Basileu França apresenta “O Testamento de Afonso Quirino”

Espetáculo “O Testamento de Afonso Quirino” traz música, dança e teatro para contar a história de um grupo de artistas mambembes e suas raízes goianas

Unidade do Governo de Goiás, a Escola do Futuro em Artes Basileu França apresentará em outubro o espetáculo “O Testamento de Afonso Quirino”, encenado pelo Núcleo de Altas Habilidades do Corpo Cênico (NAH). A peça, com direção de Renata Weber, coordenação geral de Luciano Luc e dramaturgia de Hélio Fróes, será realizada nos dias 11 e 12, às 19h30, no Teatro Escola Basileu França. Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Sympla ao custo R$ 20, mais R$ 2,50 de taxa.

O enredo acompanha um grupo de artistas mambembes que viajam contando o caos envolvendo o testamento de Afonso Quirino. Combinando música, dança e teatro, a peça incorpora elementos da religiosidade, das tradições e das vivências do Centro-Oeste Goiano. O público é convidado a seguir a saga de Marlon Quirino, filho de Afonso, enquanto ele tenta cumprir a promessa feita pelo pai em seu leito de morte. Em meio a desafios e tropeços, a obra busca conciliar a vida contemporânea com nossas raízes culturais, celebrando a identidade de Goiás e sua contribuição ao patrimônio cultural brasileiro.

O NAH do Corpo Cênico é um grupo de pesquisa em teatro fundado em 2010 na Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, resultado de um esforço coletivo de artistas docentes e discentes. Atualmente, conta com 15 artistas-pesquisadores que trabalham em colaboração com professores-artistas da instituição. O grupo já produziu os espetáculos “Semeador de poesias” (2010), “Mumbuca” (2012), “Oratórios” (2019), “((parênteses))” (2020), “Quem matou Dionísio?” (2022), além da websérie “Oratórios” (2021), o podcast “Corpo em prosa” (2021) e o longa “Festa entre parentes” (2024).

A EFG em Artes Basileu França, unidade da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), é gerida, sob convênio, pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), mediante convênio firmado com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Fotos: Flávia Honorato

Legenda: Atores encenam o espetáculo “O Testamento de Afonso Quirino”: peça incorpora elementos de religiosidade, tradições e das vivências do povo goiano

Deixe um comentário