Diversas pessoas sofrem com a pele durante o inverno. Descamação, repuxamento, coceira, sensibilidade e aspecto esbranquiçado são algumas das queixas mais relatadas nos consultórios. Porém, embora seja algo comum, existem diversas dúvidas a respeito do tema e qual a rotina de cuidados ideal para aliviar os sintomas.
O médico dermatologista Luiz Romancini, cofundador da Creamy Skincare, explica que “com as temperaturas mais baixas, a transpiração corporal tende a diminuir, deixando a pele mais seca. Além disso, os banhos muito quentes, alimentação, ar condicionado e baixa ingestão de água ajudam a deixar a pele mais seca durante a estação. Existem diversas maneiras de contornar as queixas proporcionadas pelo inverno através de uma rotina de cuidados adequada”.
O desequilíbrio nas glândulas sebáceas, que deixam de produzir a quantidade ideal de óleo para lubrificar a pele, pode ser causado por fatores extrínsecos, como banhos quentes, e intrínsecos, devido às alterações hormonais. Dessa forma, é necessário equilíbrio para compensar a ausência de oleosidade na pele. Visto isso, incluir na rotina de skincare produtos hidratantes é fundamental para repor essa carência.
Como saber se a pele está seca?
O dermatologista e criador das fórmulas de alta performance que conquistaram os brasileiros, explica que é preciso identificar se o paciente possui as características que definem esse tipo de pele, como: textura ressecada, repuxamento, coceiras, vermelhidão, aparência desidratada, sem brilho e com fácil descamação.
De acordo com o especialista, não há o que temer! “Realizando uma rotina ideal de skincare para pele seca, é possível notar uma melhora em todos os aspectos. Evitar produtos que reduzem a oleosidade é uma ótima escolha, pois eles podem contribuir para o ressecamento e a piora da situação”, explica o médico.
Confira a rotina de skincare ideal para pele seca e quais são os produtos mais indicados segundo o especialista:
1. Lave o rosto
Sempre comece sua rotina com uma boa limpeza. Uma excelente dica é utilizar água fria e produtos sem fórmulas pesadas. “Usar limpadores suaves, voltados para a pele seca, e hidratá-la logo após a higienização são estratégias interessantes e que podem ajudar a tolerar outros produtos sem causar ressecamento. Lembre-se sempre de secar o rosto sem esfregar a toalha para não agredir”, afirma Romancini.
2. Hidrate a pele
O médico dermatologista considera a hidratação uma das principais etapas do skincare para pele seca, afinal, o hidratante é o grande responsável por manter a pele equilibrada, protegendo-ados ressecamentos e também da vermelhidão. “O uso de hidratante pode ser feito em qualquer passo da rotina e sempre que houver necessidade. Pele repuxando, com descamação ou sensibilidade pode ser sinal de ressecamento excessivo. Aposte em maior hidratação, principalmente nos dias frios”, indica o especialista.
3. Os ácidos são grandes aliados
Engana-se quem pensa que quem possui a pele seca não pode utilizar ácidos durante a rotina de cuidados com o rosto. “AHAs mais suaves e hidratantes, como o Ácido Lático, são uma boa alternativa. Além de promoverem uma esfoliação química suave, eles têm poder hidratante e induzem a produção de ceramidas, ajudando a prevenir o ressecamento”, diz o médico.
4. Proteção sempre
Não importa o local ou a estação do ano, o protetor solar é peça fundamental em uma rotina de skincare, independentemente do tipo de pele. Uma pele – que já é naturalmente sensível — pode ficar ainda mais prejudicada com a exposição da luz solar, portando filtros solares com FPS 50 ou mais são fundamentais.
Lembre-se que para o cuidado da pele seca é preciso manter uma rotina diária de skincare, só assim será possível evitar a vermelhidão, descamação e o ressecamento.