Culinária de influência quilombola, que carrega séculos de história, é apresentada na forma de pratos que podem ser saboreados até o dia 30 de novembro
O município de Cavalcante, no Nordeste goiano, sedia, a partir desta quinta-feira (14/11), o Circuito Gastronômico. Com o tema “Celebração da Gastronomia Ancestral”, o evento apoiado pelo Governo de Goiás oferece a oportunidade de degustar pratos de influência quilombola, além de uma programação com música ao vivo e atividades para as crianças.
Em uma primeira etapa, de sexta-feira (15/11) a domingo (17/11), haverá aulas show e palestras na Arena Gastronômica, montada na feira coberta. Estão confirmados nomes da gastronomia, como os chefs Humberto Marra, Emiliana Azambuja, Cidinha Santiago, Vanessa Barros e Vinícius Rossignoli, além do mixologista Patrick Guardiola.
A ideia é que a participação dos profissionais contribua para a valorização da culinária local, que utiliza ingredientes como mandioca, milho, feijão e arroz, ao mesmo tempo em que são exploradas as tendências e possibilidades da gastronomia atual.
Já a degustação dos pratos continua até o dia 30 de novembro, nos restaurantes da cidade. “Temos muito orgulho de apoiar essa iniciativa. O município de Cavalcante, com sua riqueza histórica e cultural, tem muito a oferecer aos turistas”, afirma o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.
O gestor explica ainda que festivais dessa natureza movimentam toda a cadeia de fornecedores, prestadores de serviço e profissionais de cozinha empenhados em proporcionar experiências únicas aos visitantes. Cavalcante é o terceiro município do Brasil em termos de população quilombola, atraindo turistas de todo o país e outros países.
Realização
O Circuito Gastronômico é uma realização do Sindicato de Turismo e Hospitalidade (Sindtur) e Goiânia Convention Bureau, com patrocínio do Sesc e Senac Goiás e apoio do Sebrae, Governo de Goiás, Prefeitura de Cavalcante e Secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Cultura de Cavalcante (Semact).
Fotos: Senac Goiás