A revolução da inteligência artificial nos eletrodomésticos

No momento, você está visualizando A revolução da inteligência artificial nos eletrodomésticos

Novos equipamentos de linha branca otimizam a gestão de tarefas domésticas e promovem economia de recursos naturais em até 50%

Eletrodomésticos equipados com tecnologias de inteligência artificial já são realidade no mercado há algum tempo, transformando a maneira como as pessoas vivem de forma muito rápida. Dados recentes da Eletros – Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletrônicos – apontam crescimento de 16% na venda de eletrodomésticos equipados com IA, levando em consideração apenas o primeiro trimestre de 2024 e esse número só vem aumentando.

Para esclarecer as principais dúvidas dos consumidores sobre o funcionamento desta nova tecnologia, a Fast Shop, uma das principais redes de varejo premium do país, e o gerente de linha branca da LG, Rodrygo Silveira, explicam que a resposta está no aprendizado em tempo real. Os dispositivos com IA reagem à rotina do usuário e se adaptam com foco em economia e eficiência, proporcionando uma experiência mais personalizada e inteligente.

“Antigamente os eletrodomésticos eram patrimônios das famílias, que passavam décadas com o mesmo aparelho. Hoje em dia, com o avanço tecnológico, o consumidor substitui os equipamentos com uma frequência maior, levando em consideração fatores como otimização das tarefas, a tecnologia mais avançada e principalmente a economia de energia e recursos naturais”, diz Rodrygo.

Para se ter ideia, máquinas de lavar roupas antigas consumiam cerca de 180 litros por lavagem em um ciclo de aproximadamente 3 horas. Hoje em dia, com apenas 60 litros de água, é possível realizar o mesmo processo na metade do tempo. Em ciclos de lavagem mais curtos o consumo cai para 20 litros. “O consumidor precisa ser reeducado sobre o uso de eletrodomésticos com IA para compreender que as novas tecnologias são aliadas na economia familiar e no uso de recursos naturais, como a água, por exemplo”, afirma Silveira.

Alinhada às últimas tendências da indústria, a Fast Shop aposta fortemente em diversificação de portfólio com eletrodomésticos inteligentes, proporcionando aos consumidores a experimentação desses itens em suas lojas. “É importante que as pessoas compreendam verdadeiramente o funcionamento dos produtos antes de realizar a compra, para enxergarem como a inovação pode ser uma aliada na jornada do dia a dia”, diz Eduardo Salem, diretor de marketing e canais digitais Fast Shop. Durante a experiência em loja, o público encontrará ambientes diferentes e interconectados, com produtos 100% interativos e funcionais. Dessa maneira é possível vivenciar a rotina de uma casa inteligente, onde os comandos podem ser feitos via smartphone com o auxílio de assistentes de voz.

Além da venda de produtos inteligentes, a rede oferece uma gama de serviços complementares para respaldar o consumidor. Instalações, orientações de uso, seguros e outras comodidades estão à disposição do público, para garantir que a experiência com a nova aquisição seja completa.

Para Paula Akemi, Diretora de Serviços da Fast Shop, além de familiarizar o consumidor com a tecnologia, é preciso ensiná-lo a usar os produtos de forma integrada dentro de sua rotina. “A Fast Shop tem como missão cuidar do cliente durante toda a vida, isso quer dizer que, além da venda, é nosso dever garantir a instalação correta dos produtos e ter certeza que as pessoas saibam como manejar seus novos equipamentos”, confirma Akemi.

A IA ainda causa estranhamento para as pessoas, da mesma forma que ocorreu com a chegada da energia elétrica no Brasil, em 1879, quando Dom Pedro II permitiu a implementação da iluminação pública por Thomas Edison. “A gente precisa explicar de forma simples para as pessoas: IA nada mais é do que um chip com dados e informações armazenadas, a internet das coisas, pensando por você a partir de recursos já elaborados para melhorar a rotina”, salienta Rodrygo Silveira.

Inteligência Artificial na prática

Ainda sobre o exemplo em máquinas de lavar roupas, a inteligência artificial funciona por meio de sensores que coletam dados das roupas no cesto, como peso, volume e tipo de tecido, e utilizam dados armazenados de mais de 20 mil lavagens acumuladas. Esses dados são utilizados para ajustar automaticamente os ciclos de lavagem, como duração, quantidade de água, sabão e movimentos. Esse sistema inteligente prioriza eficiência e economia, utilizando apenas os recursos necessários, reduzindo desperdícios e proporcionando uma experiência de uso personalizada. É como se esses eletrodomésticos “pensassem” para facilitar a vida dos consumidores e torná-la mais prática e sustentável. É a inteligência humana programada em um eletrodoméstico.

A lavagem por tombamento, por exemplo, é ideal para peças pesadas e tecidos encorpados como o jeans. Ao identificar esse tipo de tecido, a máquina utiliza movimentos de lavagem intensos, que abrem as tramas das roupas, eliminando a sujeira de forma mais eficaz. Para peças delicadas, como lingeries, o ciclo de lavagem será por oscilação, simulando uma lavagem à mão, criando o atrito do tecido com ele mesmo. A IA, portanto, antevê a necessidade do consumidor, que precisa apenas separar peças pelo critério de peso, tipo de tecido, cor e grau de limpeza.

Além disso, muitos aparelhos são conectados à internet, permitindo controle remoto, integração com assistentes virtuais e monitoramento pelo celular. “Mas vale sempre ressaltar que a IA pode ou não ser conectada à internet. Os equipamentos são munidos com um chip com as programações pré-definidas, que podem ou não ser acionadas via WIFI, ficando a critério do usuário”, reitera Silveira.

Ainda tem dúvidas sobre o conceito?

Pode-se definir Inteligência Artificial (IA) como uma área da ciência da computação que desenvolve sistemas e algoritmos que conseguem reproduzir, mesmo que parcialmente, a inteligência humana. Dessa forma, as máquinas podem ser capazes de pensar, aprender, entender a fala, perceber e identificar sons e imagens, solucionar problemas complexos e evoluir com o aprendizado adquirido.

Apartamento de 70m inteiramente equipado com Inteligência Artificial dentro da Loja Fast Shop Lifestyle Shopping Ibirapuera.
Apartamento de 70m inteiramente equipado com IA dentro da Loja Fast Shop Lifestyle Shopping Ibirapuera. Créditos: Divulgação

Deixe um comentário