SIM São Paulo chega à sua 11ª edição e reforça aposta na diversidade da música como indústria, identidade e ferramenta poderosa de transformação social

No momento, você está visualizando SIM São Paulo chega à sua 11ª edição e reforça aposta na diversidade da música como indústria, identidade e ferramenta poderosa de transformação social

De 17 a 21 de fevereiro, o maior encontro de música e economia criativa da América Latina reúne mais de 60 painéis, cerca de 300 showcases espalhados pela cidade e espera receber 40 mil pessoas

O maior encontro da música e da economia criativa da América Latina chega à sua 11ª edição em 2025, reunindo os grandes players globais para compartilhar ideias, criar oportunidades de negócios e explorar as últimas tendências do mercado. De 17 a 21 de fevereiro, a SIM São Paulo coloca em evidência novas ideias e conceitos que podem transformar a indústria musical e o mundo. Pela primeira vez, o evento será realizado no Memorial da América Latina, um dos endereços mais icônicos da cultura na capital paulista e que acabou de comemorar 35 anos.

O evento terá maratona de atividades de conhecimento, networking e negócios, showcases diurnos e festas noturnas por São Paulo, entre outras ativações. A organização planeja receber público de 6 mil credenciados e 40 mil pessoas circulando, com a participação de todo o Brasil e vários países. No total, serão mais de 15 milhões de pessoas impactadas. O evento tem o patrocínio do Instituto Cultural VALE, Rede (Itaú-Unibanco), cartão Elo e Heineken 0.0, além de vários parceiros, através da Lei de Incentivo Federal, Ministério da Cultura / Governo Federal.

Reforçando a aposta na diversidade, um dos pilares da conferência, os 30 nomes escolhidos para os showcases vêm de 14 estados brasileiros e de outros seis países. A SIM traz representantes de Cabo Verde (representando a África lusófona), Nigéria e mulheres da América Latina, incluindo Argentina, Colômbia, Uruguai e Chile.

Cada um representa a cara dos tempos em que vivemos. Eles trazem novos movimentos artísticos de criadores emergentes ou consolidados; discursos afiados e potentes, que chacoalham as estruturas sociais e mudam as narrativas eurocentradas; além de mostrar as possibilidades de novos caminhos.

Entre os nomes de peso da conferência, destacam-se Ed O’Brien (guitarrista da banda Radiohead), o percussionista Paulinho da Costa, o ministro da Cultura de Cabo Verde, Augusto Jorge de Albuquerque Veiga, bem como Dino D’ SantiagoBenito Lopes (Atlantic Music Expo), Monja CoenEduardo Saron, representantes da FUNARTE, Ministério da Cultura, da Educação, assim como associações da economia criativa e grandes artistas como Marcelo D2Pabllo VittarFilipe Ret e Simone.

“A SIM São Paulo, durante os seus 10 anos de atuação, criou uma história relevante e consistente, ganhando reconhecimento internacional e apoio de todo o Brasil. Conectou criativos, artistas, empreendedores, transformadores sociais e formadores de opinião do mercado cultural e suas conexões”, ressalta Fabiana Batistela, idealizadora do projeto. “Agora, na nova década, é o momento de extrapolar barreiras e explorar novos territórios de conteúdo, trazendo temas urgentes para o futuro – que já chegou. Porque a música se conecta com tudo e todos se conectam com a música”.

Este ano, uma novidade de peso é a chegada do Grupo L21 Corp – da qual a Musickeria faz parte –, que se une à Inker Agência para elevar a SIM São Paulo a um novo patamar. Já a Agência Otorongo assume a Direção e Produção do evento. Com a entrada dos novos parceiros, a SIM anuncia seu novo corpo diretivo: Fabiana Batistela passa a CEO e entrega a Diretoria de Conteúdo a Coy Freitas. As Diretorias Financeiras e de Atendimento ficam sob responsabilidade de Marcos Passarini e Priscilla Mesquita, respectivamente. Já pela Musickeria (L21), Luiz Calainho e Flávio Pinheiro passam a ser Diretores de Novos Negócios.

A SIM São Paulo consolida-se como o ponto de encontro para quem quer se conectar com criadores, artistas, profissionais, empresas, marcas, transformadores sociais e especialistas da música, indústrias criativas e outros setores da sociedade. Entre os painéis, palestras, debates, keynotes abrangendo diversas áreas de conhecimento e discussões sobre o mercado cultural, criação, sustentabilidade, diversidade, inclusão, empreendedorismo, meio ambiente, tecnologia, inovação, saúde mental e muito mais.

Workshops e masterclasses vão capacitar profissionais e criadores da indústria, permitindo que aprimorem suas habilidades e aprendam com profissionais renomados do mercado, oferecendo insights valiosos. Atividades de networking serão oferecidas em espaços dedicados para a conexão entre profissionais de todas as áreas da indústria musical e criativa, artistas e marcas, incentivando colaborações e novas parcerias e negócios: speed-meetings, pitches, reuniões abertas e fechadas por setores, coquetéis de networking, entre outras. Espaços ‘Pro-Areas’ exclusivos serão disponibilizados para os credenciados se encontrarem, trocarem ideias e aproveitarem as ativações dos lounges, e as ativações de empresas e marcas parceiras.

O público em geral poderá desfrutar de 30 showcases no Memorial da América Latina e mais de 300 shows espalhados pela cidade de São Paulo, na programação noturna da SIM, que vai ocupar casas e espaços de música e cultura, além da festa de abertura em um espaço especial da cidade e da festa de encerramento no último dia da conferência.

Além da vasta programação, que pode ser conferida nos canais oficiais SIM São Paulo, a SIM terá um Espaço Gastronômico com expositores que valorizam o consumo consciente, respeito à produção agroecológica e à biodiversidade, acesso a lounges de negócios, tenda de exposição de novas empresas e criadores, ativações de marcas e cobertura ao vivo da Rádio e TV SIM.

Idealizada em 2013 por Fabiana Batistela e realizada pela Inker Agência desde então, a Semana Internacional de Música de São Paulo já fez história e é reconhecida no mundo todo, tendo sido premiada dentro e fora do Brasil. Além disso, foi o primeiro evento no país a ganhar o selo Keychange de equidade de gênero do Reino Unido e mantém regras rígidas de diversidade. Dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, a SIM já atua em 13.

Após 10 anos de experiência, a SIM São Paulo pode comprovar que MÚSICA é uma grande indústria que deve ser valorizada e apoiada, além de ser agente de construção de identidade de uma nação, região, comunidade e ferramenta poderosa de transformação social. Com isso, a 11ª edição do evento traz discussões sobre música em vários novos territórios de conteúdo que precisam, mais do que nunca, ser debatidos e repensados, tais como:

1. Empreendedorismo e Negócios;
2. Inovação e Tecnologia;
3. Marcas e Comunicação;
4. Meio Ambiente e Sustentabilidade;
5. Políticas Públicas e Transformação Social;
6. Educação e Pesquisa;
7. Saúde Mental e Humanização;
8. Cultura e Indústrias Criativas

SIM São Paulo chega à sua 11ª edição e reforça aposta na diversidade da música como indústria, identidade e ferramenta poderosa de transformação social
Da esquerda para direita: Marcos Passarini, Coy Freitas, Luiz Calainho, Fabiana Batistela, Flávio Pinheiro e Priscilla Mesquita. Créditos: Divulgação
SIM São Paulo chega à sua 11ª edição e reforça aposta na diversidade da música como indústria, identidade e ferramenta poderosa de transformação social
O maior encontro da música e da economia criativa da América Latina deve receber um público estimado em 40 mil pessoas. Créditos: Divulgação.
Diversidade é a grande aposta da SIM São Paulo, valorizando a indústria da música e a força da economia criativa.
Diversidade é a grande aposta da SIM São Paulo, valorizando a indústria da música e a força da economia criativa. Créditos: Divulgação.

COMO PARTICIPAR:

Com a credencial, o participante tem acesso a todas as atividades e os conteúdos propostos pela SIM:

– Cerca de 70 painéis, entre palestras, debates, keynotes, abrangendo os conhecimentos e as discussões mais atuais do mercado, sociedade e poder público;
– Workshops e masterclasses, para capacitação de profissionais e criadores aprimorarem suas habilidades e aprenderem com profissionais renomados do mercado, oferecendo insights valiosos;
– Atividades de networking: espaços dedicados para a conexão entre profissionais de todas as áreas da indústria musical e criativa, artistas, marcas, incentivando colaborações e novas parcerias: speed-meetings, pitches de artistas e startups, reuniões abertas e fechadas por setores, coquetéis de networking, entre outras;
– Pro-Areas, exclusivas para credenciados, para encontros, troca de ideias e aproveitar as ativações dos lounges e as ações de ativação de empresas e marcas parceiras;
– 30 showcases no Memorial da América Latina durante o dia;
– Mais de 300 shows espalhados pela cidade de São Paulo, na programação noturna da SIM, que vai ocupar casas e espaços de música e cultura;
– Festa de lançamento em um espaço especial da cidade no dia 17/02;
– Festa de encerramento dia 21/02.

As credenciais para a 11ª edição da SIM São Paulo são limitadas e já estão disponíveis pela plataforma Shotgun. Garanta já a sua aqui!

Deixe um comentário