Roteiro Cinematográfico: A Base do Cinema

No momento, você está visualizando Roteiro Cinematográfico: A Base do Cinema

O roteiro cinematográfico é a base de um filme bem-sucedido. Um exemplo disso é o celebrado filme “Ainda Estou Aqui”, que no ano passado ganhou o prêmio na categoria de melhor roteiro no Festival de Veneza. Em Goiás, roteiristas locais estão se destacando, mostrando a relevância dessa técnica essencial na criação de histórias envolventes e personagens memoráveis.

O Início de Vítor Karrijo no Roteiro Cinematográfico

Um dos nomes emergentes neste cenário é Vítor Karrijo, produtor musical e roteirista de Goiânia. Proprietário do Pegoy Studio, um complexo criativo dedicado a projetos culturais, Vítor decidiu expandir seus horizontes. “Eu me interessei pela produção de roteiro cinematográfico em 2020, durante a pandemia. Comecei a estudar e procurar cursos na internet, pois não sabia nada sobre o processo. Assim, fiz alguns cursos online e comecei a me aprofundar nesse mundo do roteiro”, conta ele.

“Terceiro Ato”: A Comédia Goiana no Cinema

Em 2024, Vítor se uniu ao comediante brasiliense Daniel Duncan, e juntos escreveram o roteiro de longa metragem “Terceiro Ato”. O filme é uma comédia que conta a história de Marilu Gonçalves, uma atriz de telenovelas que partiu do interior de Goiás aos 17 anos e se tornou uma das maiores atrizes de telenovelas do Brasil.

“Através da internet descobri sobre os festivais de roteiro que acontecem no Brasil. Entre eles está o Frapa, que é o maior festival de roteiro do audiovisual da América Latina. E eu comecei a colocar alguns projetos lá e foi aprovado. Quando fui no evento eu conheci o Daniel Duncan. Ele me apresentou o escopo que ele tinha do terceiro ato, e eu sugeri colocarmos em um edital de incentivo à cultura. Assim conseguimos viabilizar o projeto.”

A Produção de Roteiro em Goiás: Uma Nova Era

O professor de cinema Isaac Brum, cofundador da Sublimação Filmes e responsável pelo Espaço Kino Filmes, comenta que o mercado de produção de filmes em Goiás está aquecido devido, sobretudo, à Lei Paulo Gustavo. Embora não atue como consultor de roteiros cinematográficos, Brum revela que nas oficinas que promoveu os alunos receberam instruções e orientações para atuarem nessa atividade. 

Preocupado com a formação desses profissionais, ele disponibilizou uma videoaula no YouTube do Espaço Kino Filmes sobre roteiro para curta metragem. Mas ele também dá dicas preciosas para quem se interessa pelo tema. “Estude as teorias, as ferramentas básicas de roteiro, de dramaturgia; e, também, assista curtas, frequente festivais, eventos de curta metragem, tente se aproximar desse universo, troque ideias com os realizadores, participe de oficinas e de concursos”. E o professor conclui: “Tudo isso vai te estimular e trabalhar na sua técnica de escrita e com o tempo você vai amadurecendo. E vai melhorando a qualidade dos seus roteiros”.

Roteiro Cinematográfico: A Base do Cinema
Créditos Divulgação

Para mais sobre o mundo do cinema goiano, confira nossa matéria completa.

Deixe um comentário