Governo de Goiás anuncia restauração do Antigo Fórum

No momento, você está visualizando Governo de Goiás anuncia restauração do Antigo Fórum

Com investimento de cerca de R$ 5,7 milhões, obra no Antigo Fórum, visa recuperar mais um ícone da arquitetura art déco da capital

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), dará início a um importante projeto de restauração e modernização do edifício do Antigo Fórum. Localizado na Praça Cívica, no Setor Central de Goiânia, a intervenção transformará o edifício. Com investimento estimado em R$ 5,7 milhões do Tesouro Estadual, a obra visa recuperar a integridade arquitetônica do prédio, que faz parte do patrimônio histórico da capital. Além disso, o projeto pretende transformá-lo em um espaço multifuncional dedicado à cultura e à gestão administrativa.

“Agora teremos a Praça Cívica totalmente recuperada”, projetou o governador Ronaldo Caiado durante a entrega de outra obra importante para o patrimônio histórico e cultural de Goiás, a reforma e modernização do Cine Teatro São Joaquim, na Cidade de Goiás, na quarta-feira (19/3). A licitação para restauração do Antigo Fórum foi publicada na última semana. A previsão é que as obras comecem ainda no primeiro semestre.

Titular da Secult, Yara Nunes destacou que a obra representa a etapa final da recuperação dos prédios estaduais localizados na Praça Cívica.

“Já recuperamos as fachadas dos edifícios do Centro Cultural Marietta Telles e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), e estamos finalizando o Palácio das Esmeraldas. As obras de restauração do Museu Zoroastro Artiaga também estão em ritmo acelerado. Em breve, teremos todos os prédios da Praça Cívica totalmente restaurados, reafirmando nosso compromisso com a preservação e valorização do patrimônio histórico e do acervo art déco”, detalhou ela.

Resgate

O projeto prevê, portanto, a requalificação completa do espaço, com o resgate das características arquitetônicas originais da edificação. A obra incluirá, além disso, o reforço das fundações e estruturas, a restauração das telhas cerâmicas francesas e a reintrodução de esquadrias na fachada frontal. Adicionalmente, ocorrerão melhorias estruturais, drenagem, modernização e revisão completa das instalações elétricas, hidráulicas e hidrossanitárias. Além disso, haverá a instalação de uma plataforma para promover a acessibilidade e a revisão das medidas de prevenção contra incêndio.

No térreo, por sua vez, haverá ampliação do hall. O edifício abrigará, ainda, salas de exposição permanentes e temporárias do Museu da Imagem e do Som (MIS). Dessa forma, promoverá a valorização da memória e do patrimônio cultural goiano. Já no segundo pavimento, funcionará a administração da Secult Goiás, transformando, dessa forma, o prédio em um espaço cultural e administrativo.

História

Construído em 1936 e inaugurado em 1942, o renomado arquiteto e urbanista Attilio Corrêa Lima projetou o Antigo Fórum. Além disso, contou com contribuições da Superintendência-Geral de Obras e da firma Coimbra Bueno Ltda. O edifício é um exemplar significativo do estilo art déco, com características marcantes como a horizontalidade, simetria nas esquadrias e elementos decorativos em baixo e alto relevo.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Estado de Goiás tombaram o edifício. Encontra-se desocupado desde janeiro de 2019, após laudos do Corpo de Bombeiros indicarem riscos de incêndio e a necessidade de desocupação devido ao seu estado precário de conservação.

Governo de Goiás anuncia restauração do Antigo Fórum
Créditos da Foto: Secult Goiás

Deixe um comentário