Claude Troisgros abre restaurante em Goiânia nesta segunda-feira

No momento, você está visualizando Claude Troisgros abre restaurante em Goiânia nesta segunda-feira

O renomado chef Claude Troisgros inaugura em Goiânia o seu novo restaurante – o Cucina Mia – nesta segunda-feira (7), a partir das 12h, no Flamboyant Shopping. A casa Italiana transita pelas receitas mediterrâneas, trazendo pratos frescos e molhos mais leves, com técnicas de alta gastronomia. Apesar de ser liderada por um chef estrelado, o Cucina Mia traz à mesa uma comida que conforta, que acarinha o estômago e traz vida e memória afetiva. Marcelo Magalhães e Ronaldo Reis também estão à frente do empreendimento, junto com Claude Troisgros.

O cardápio é extenso e variado com inspiração nas cozinhas italiana e francesa. Os visitantes terão a oportunidade de experimentar uma gastronomia extremamente saborosa que agrada paladares variados, drinques autorais e clássicos elaborados para harmonizar perfeitamente com os menus, além de uma seleção de vinhos também pensada em uma experiência que complemente os sabores e aromas dos pratos. Para completar, um atendimento rico em hospitalidade do jeito que os goianos gostam.

Para homenagear Goiânia, o chef criou receitas especiais como o pastel de carne com pequi. “Busquei olhar para a cozinha goiana, como por exemplo nossos belisquetes para compartilhar e o pastel de carne com pequi, que é um fruto regional. Também teremos um sanduíche que criei, uma mistura do croque monsieur com tomate, manjericão e mozzarella. Ele se chama croque monsieur franco italiano. Temos ainda as nossas entradas clássicas, como o ovo e caviar clarisse e o steak tartar”, revela Claude Troisgros.

Produtos locais

Valorizar os produtos locais é um dos propósitos do Cucina Mia. Por isso, o restaurante vai contar com o mel Apizoom saborizado com Baunilha do Cerrado, produzido em Pirenópolis, Goiás, numa região livre de agrotóxicos e defensivos agrícolas, com mais de 80 cachoeiras, rios, nascentes, uma natureza exuberante, rica por sua diversidade floral. O mel cipó-uva tem a cor clara, é denso e de sabor suave. Possui ação antioxidante, em especial no fígado, é fonte de energia, proteínas, vitaminas e sais minerais. 

A Baunilha do Cerrado (orquídea), tipicamente brasileira, vem ganhando destaque na gastronomia nos últimos anos. A espécie pompona, escolhida para saborizar o mel Apizoom é novidade e leva 90 dias até o resultado final. A baunilha tem um momento correto de colheita para ser utilizada na culinária e assim obter a carga de vanilina adequada. Todo esse processo leva meses.

Memórias afetivas

O projeto arquitetônico é assinado pelo escritório William Hanna Arquitetura e tem como inspiração a parte mediterrânea da Itália. “Quando o Claude me convidou para fazer o projeto, ele queria que fosse um espaço que trouxesse memórias afetivas da infância dele. Então a gente trabalhou como referência à parte mediterrânea da Itália, onde a gente tem referência de cores, texturas, para realmente transformar aquele espaço para que ele proporcionasse uma experiência sensorial muito grande”, afirma o arquiteto.

As cores básicas são os tons terrosos, a terracota como principal referência, além dos tons em areia e azul claro. “E nessa mescla de tons a gente também buscou trabalhar acabamentos, adornos que trouxessem essa questão efetiva da proposta inicial”, explica Hanna. O restaurante ocupa uma área de 1,2 mil m2 e conta com varandas que remetem à Itália, com pedra natural, ladrilho hidráulico e algumas cores; e tem capacidade para receber 180 pessoas, mas a casa tem capacidade para chegar a 300 assentos.

O chef

O nome Troisgros circula no cenário gastronômico há quatro gerações. A família começou sua tradição na França dos anos 1930 com o avô Jean-Baptiste. Nascido em uma família de alquimistas, não se poderia esperar menos de Claude Troisgros, um dos grandes nomes da gastronomia internacional e principal construtor da ponte entre as cozinhas francesa e brasileira. 

Formado pela Escola de Hotelaria Thonon Les Bains, Claude Troisgros chegou ao Brasil pelas mãos de Gaston Lenotre, que há 45 anos desbravava a gastronomia carioca com o Le Pré Catelan, onde o chef então trabalhou.

No Rio de Janeiro formou família e apaixonado pela terra, lançou-se numa nova perspectiva culinária, que se tornou uma espécie de marca registrada. Ingredientes e sabores brasileiros, como caju, jiló, mandioca e açaí, se tornaram companheiros fiéis de clássicos como o foie gras e o caviar, consagrando-se para sempre nos menus nacionais.

Nos seus 45 anos de permanência no Brasil, Claude Troisgros abriu vários restaurantes. Atualmente o chef possui seis restaurantes no Brasil. Atua na TV há 20 anos, onde apresenta o programa The Taste Brasil, na Globo; Que Marravilha e Geladeiras em Ação, na GNT e Globoplay.

Claude Troisgros abre restaurante em Goiânia nesta segunda-feira
Claude Troisgros abre restaurante em Goiânia nesta segunda-feira

Créditos das Fotos: Cristiano Borges e Divulgação

Deixe um comentário