A Banda Sinfônica de Goiás retorna aos palcos do Teatro Escola Basileu França na próxima quarta-feira (9/4) com espetáculo vibrante e entrada gratuita
A Banda Sinfônica Jovem de Goiás abre a temporada 2025 com concerto gratuito no Teatro Escola Basileu França, nesta quarta-feira (9/4), às 20h. A estreia deste ano, sob a regência do maestro Gustavo Aprígio, tem repertório dedicado aos instrumentos de sopro. A equipe construiu cuidadosamente o programa com peças icônicas da música de concerto americana e europeia, dos períodos moderno e contemporâneo. Durante o concerto, o público fará uma viagem por diferentes estilos e atmosferas musicais.
No início da noite, a banda apresentará as peças intensas “Centuria Overture” e “Escapade”, dos americanos James Swearingen e Michael Oare. Em seguida, o público ouvirá obras do holandês Jacob de Haan, como “Word Fantasy” e “Yellow Mountains”. Além disso, será executado o arranjo criado por ele para a composição “Adagio”, de Tommaso Albinoni. A programação também inclui a peça “Darklands March”, de Randall D. Standridge, uma marcha moderna e enérgica que promete levar o ouvinte para dentro de um filme. A apresentação fechará a noite com as peças “Palladio”, do britânico Karl Jenkins, e “A Little Concert Suite”, de Alfred Reed.
O espetáculo é uma oportunidade para que os goianienses possam viver uma experiência única no teatro, além de conhecer o talento dos estudantes da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, reconhecida internacionalmente por sua solidez na formação artística, como comenta o maestro da Banda Sinfônica, Gustavo Aprígio. “Os nossos concertos são uma bela oportunidade para o público vivenciar a expressividade e a versatilidade dos nossos talentosos artistas, ao mesmo tempo que o evento simboliza a concretização do árduo trabalho que os músicos vêm desenvolvendo no Basileu França”, enaltece o maestro.
Banda
Atualmente, a Banda Sinfônica Jovem de Goiás é um dos grupos musicais da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, instituição de ensino profissionalizante ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde 2021, a Universidade Federal de Goiás (UFG) assumiu a gestão da escola. Composta por 60 estudantes, a banda, por sua vez, vem se destacando pela sólida formação profissional de jovens em Goiás. Além disso, em 2023, o grupo sinfônico atingiu um marco significativo ao realizar sua primeira turnê nacional, apresentando-se como parte da programação do renomado Festival de Música de Campos do Jordão.
A Banda Sinfônica Jovem de Goiás é mantida pelo governo de Goiás. Os alunos recebem Bolsa Artista, programa criado para incentivar o acesso dos jovens goianos à educação e à cultura.
“Por meio de nosso programa de bolsas e do Basileu França, que estão dentro do Goiás Social, desempenhamos papel fundamental no fomento à cultura, na profissionalização artística e na formação integral de nossos jovens. É um orgulho ver nossos talentos nos palcos de todo o Brasil”, argumenta o titular da Secti, José Frederico Lyra Netto.



Créditos das Fotos: Cinthia Oliveira