Revestimento cimentício para áreas externas

No momento, você está visualizando Revestimento cimentício para áreas externas

Definitivamente, o revestimento cimentício para ambientes ao ar livre passou a ser a opção que estimula aos projetos a oportunidade de combinar arquitetura, natureza e bem-estar

A conexão com a natureza tem ganhado cada vez mais destaque nos projetos de arquitetura e urbanismo. Seja em casas ou em áreas de lazer de condomínios, o benefício de ter o próprio jardim, por exemplo, abre a possibilidade de personalizar o espaço à sua maneira. Por outro lado, os projetos urbanísticos, por contarem com metragens maiores, abrem espaço para a execução de propostas mais audaciosas em áreas comuns. “Tanto em projetos paisagísticos quanto em áreas externas em geral, há meios de se trabalhar com pisos que se integrem bem ao meio ambiente. E o cimentício é um produto que tem essa característica natural de envelhecer bem no ambiente, e de forma não agressiva, em harmonia com o ecossistema”, explica Edison Pinter, gerente de marketing da Palazzo, empresa catarinense especialista em revestimentos cimentícios e pioneira em soluções sustentáveis na construção civil.

Além de ser fabricado em um processo que não agride o meio ambiente, o cimentício tem um lado artesanal muito forte, e essa conexão favorece o bem-estar. “O cuidado do feito a mão, num processo sustentável, tem seu valor cada vez mais reconhecido pelo público, ainda mais quando estética e funcionalidade andam de mãos dadas”, pontua.

Com design autêntico e soluções eco-friendly, confira algumas das iniciativas sustentáveis da Palazzo para áreas externas.

UHPC: materiais mais leves e versáteis para o dia a dia

Tecnologia inovadora no Brasil, o Ultra-High Performance Concrete (UHPC) – ou Concreto de Ultra-Alto Desempenho (CUAD) – resulta em cimentícios com peso reduzido e menos porosos. Sua altíssima resistência à compressão, tração e flexão apresenta durabilidade excepcional, permeabilidade reduzida e alta densidade.

Como consequência, são capazes de atingir resistência à compressão superior a 150 MPa, muito acima do concreto convencional, prolongando a vida útil do revestimento.

Com espessuras menores, permite transportar mais metros quadrados por carga, reduzindo custos de frete e emissões de carbono. “A Palazzo é pioneira no país no uso dessa tecnologia para revestimentos aderidos, reafirmando seu compromisso com a inovação e colocando em prática um de seus valores: ‘Trabalhamos de Forma Consciente’, integrando práticas sustentáveis visando o menor impacto ambiental possível”, destaca Edison.

Revestimento cimentício para áreas externas

Integração com a natureza

Os pisantes são alternativa práticas de se integrar à natureza sem agredi-la. Essas peças especiais permitem assentamento sem contrapiso, apenas com a base nivelada. Com elas, é possível criar caminhos em harmonia com os projetos paisagísticos, valorizando ainda mais o jardim.

Para Pinter, o uso dos elementos convida à caminhada e à contemplação. “Eles promovem uma interação mais próxima de nós com a natureza”, afirma. Outra vantagem apontada pelo profissional diz respeito à manutenção. “Eles são práticos. Após a instalação do cimentício, é imprescindível a impermeabilização. Para o dia a dia, a manutenção apenas com água e detergente neutro é o suficiente”.

Drenante: devolvendo a água para o solo

Ideais para calçadas, jardins e áreas externas, os revestimentos Drenantes da Palazzo permitem o escoamento da água no solo. Como resultado, essa drenagem contribui com a recarga do lençol freático e, além disso, evita o acúmulo de poças e possíveis alagamentos. Totalmente seguro, mesmo quando molhado, o revestimento é antiderrapante. Além disso, é de fácil manutenção, já que, caso necessário, é possível fazer a troca pontual de peças sem precisar mexer no piso inteiro.

Revestimento cimentício para áreas externas

Economia Circular

De acordo com o gerente de marketing da Palazzo, a empresa é parceira da indústria têxtil para a coleta de resíduos de botões que seriam descartados. “Depois de um bom período de análises e testes, chegamos a uma formulação que permite fazer dele um insumo para produção de revestimentos cimentícios”, diz. O resultado é o ladrilho Loop, que com a adição do material triturado concebe um granilite autêntico e com menor impacto ambiental.

Revestimento cimentício para áreas externas

Créditos das Fotos: Divulgação Palazzo

Deixe um comentário