Huawei Band 10 marca uma nova geração de wearables que entendem seu ritmo e te ajudam a cuidar do corpo e da mente. Aprenda a otimizar o uso dessa funcionalidade.
Um panda ou um corgi que rolam de alegria, deitam e ficam quietinhos ou cabisbaixos. Essas são algumas animações das facetas virtuais do Huawei Band 10, recém lançada no Brasil, para demonstrar o humor do usuário durante o uso do dispositivo. A nova pulseira inteligente da marca é o primeiro modelo de smartband com capacidade de analisar sinais fisiológicos para indicar variações de sentimentos — como momentos de felicidade, estresse ou neutralidade emocional.
O recurso chega em um contexto em que o cuidado com a saúde mental se torna cada vez mais relevante. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país com maior prevalência de ansiedade no mundo, atingindo 9,3% da população, e também figura entre os mais afetados pela depressão, com cerca de 5,8% dos brasileiros diagnosticados com o transtorno.
A equipe desenvolveu essa funcionalidade em parceria com o Instituto de Psicologia da Academia Chinesa de Ciências, utilizando a variabilidade da frequência cardíaca (HRV) como principal indicador. O sensor PPG (fotopletismografía) realiza a análise automaticamente. Essa tecnologia óptica mede as variações no volume sanguíneo sob a pele, presente na pulseira. Além disso, algoritmos processam os dados e identificam alterações no sistema nervoso autônomo, responsáveis, entre outras funções, pelas respostas ao estresse.
Veja como otimizar o uso do panda e do corgi:
- Abra o aplicativo HUAWEI Health no seu smartphone (compatível com Android e iOS);
- Acesse o menu Dispositivos e selecione o seu smartwatch ou smartband conectado;
- Toque em Esferas do relógio (ou “Watch faces”) e vá até a seção Divertidas;
- Encontre a opção com o panda chamada Huahua ou o Corgi e toque em Aplicar;
- Pronto! A esfera será exibida no visor do seu dispositivo, trazendo expressões que mudam conforme o seu estado emocional.
Inicialmente, essa tecnologia foi lançada na linha HUAWEI WATCH GT 5. Agora, pela primeira vez, ela também está disponível em uma smartband com a chegada da HUAWEI Band 10. A partir dessas informações, o usuário pode acessar gráficos diários, semanais e mensais diretamente no aplicativo HUAWEI Health. Além disso, é possível interagir com uma interface lúdica na pulseira, que apresenta o estado emocional por meio de uma animação de panda ou de corgi. A proposta é tornar mais acessível a percepção sobre como fatores externos e internos afetam o bem-estar no dia a dia.
Ao permitir que os usuários tenham mais consciência sobre seu estado emocional, os wearables oferecem respostas práticas. Por exemplo, em exercícios de respiração e sugestões de pausas em caso de altos níveis de estresse. Assim, eles contribuem para uma abordagem mais preventiva do cuidado mental.
Embora não substitua apoio clínico, o uso de tecnologias como essa pode complementar o acompanhamento profissional e promover um cotidiano mais equilibrado. A tendência dos dispositivos vestíveis voltados ao bem-estar emocional deve crescer nos próximos anos. De acordo com a empresa de pesquisas IDC, o mercado de wearables focado em saúde mental deverá expandir com novos sensores e algoritmos, acompanhando a demanda dos consumidores por soluções de autocuidado.



Disponibilidade
A Huawei Band 10 já está disponível no Brasil, compatível com Android e iOS, com preços a partir de R$ 599 na Amazon, Mercado Livre e Shopee.

Créditos das Fotos: Divulgação