O MINI John Cooper Works competirá novamente na 53ª edição das 24 Horas de Nürburgring deste ano. No ano passado, a MINI conquistou um triunfo espetacular na categoria SP-3T da corrida com o #317 MINI John Cooper Works Pro. O chamado “Inferno Verde” oferece um dos testes mais desafiadores do automobilismo, com retas rápidas, curvas exigentes e mudanças significativas de elevação. A bem-sucedida colaboração com a equipe Bulldog Racing também continuará neste ano. O MINI John Cooper Works chamará atenção com uma pintura especialmente desenvolvida, enquanto a equipe Bulldog Racing estará vestida exclusivamente com a nova coleção da temporada das marcas. A parceria oferece uma prévia do que as duas marcas – MINI e Deus Ex Machina – estão construindo juntas.
MINI x DEUS: Aparição Espetacular
Na linha de largada da corrida deste ano, o MINI John Cooper Works vai chamar a atenção com uma pintura especial, enquanto a equipe Bulldog Racing estará vestida exclusivamente com a nova coleção da temporada da marca. A parceria é um vislumbre do que as duas marcas, MINI x DEUS, estão construindo juntas.
“Nossos modelos sempre se caracterizaram pela combinação de design e dinâmica. Nosso MINI John Cooper Works, que vai competir na corrida de 24 Horas em Nürburgring, leva essa combinação a outro nível: graças à colaboração com a Deus Ex Machina, estamos trazendo novos e empolgantes estímulos para os fãs da MINI e entusiastas do automobilismo. Ambas as marcas se destacam pela criatividade e atenção aos detalhes, o que permite a criação de designs exclusivos com um estilo marcadamente individual”, explica Stefan Richmann, chefe da MINI.

DNA de corrida encontra design exclusivo
Para a corrida de 24 Horas deste ano em Nürburgring, a orientação de alto desempenho do MINI John Cooper Works se une à paixão e ao artesanato da Deus Ex Machina. Além disso, a equipe de design seguiu uma abordagem consistente em preto e branco na pintura do veículo. O logotipo ampliado “DEUS” domina o design como elemento gráfico e vai além de uma simples marca. De fato, o tratamento não convencional e lúdico da identidade da marca é típico da DEUS e confere ao carro de corrida MINI uma identidade visual única este ano.
Ademais, o esquema de cores reduzido em preto e branco garante que elementos adicionais, como números de largada ou logotipos da equipe, sejam harmoniosamente integrados ao visual geral. Além disso, logotipos desenhados à mão nos vidros e em outras superfícies ressaltam o caráter cru e conceitual do carro, fazendo-o parecer um “caderno de esboços em movimento”. A intenção é sugerir que o carro de corrida das 24 Horas de Nürburgring é apenas uma prévia. Em outras palavras, trata-se do marco inicial ideal na cooperação MINI x DEUS.
Finalmente, para o design da pintura do carro de corrida, o MINI Design colaborou com a Designworks. A subsidiária do BMW Group desenvolveu em detalhes a ideia criativa da DEUS. “Colaborações de marca bem-sucedidas surgem quando os parceiros se inspiram e se impulsionam mutuamente. Com a DEUS, a MINI e a Designworks, conseguimos liberar uma dinâmica de design notável. A pintura DEUS do MINI John Cooper Works na corrida de 24 horas de Nürburgring é apenas a primeira prova disso”, diz Holger Hampf, chefe de Design da MINI.

MINI continua seu legado nas pistas
Com essa participação, a MINI dá continuidade ao seu duradouro legado nas corridas. A marca sempre foi vista como um azarão no automobilismo — e mesmo assim, fez história. O Rali de Monte Carlo de 1964 foi um momento de destaque para o “outsider” britânico. Com motor dianteiro montado transversalmente e tração dianteira, o Mini clássico era o exemplo de um carro pequeno prático — e, graças ao engenhoso engenheiro de corrida John Cooper, também se provou um carro de corrida bem-sucedido.
A vitória no Rali de Monte Carlo não foi um mero acaso, mas resultado de trabalho meticuloso. Seguiram-se mais duas vitórias no famoso rali, em 1965 e 1967. A tradição e a paixão pelo legado da MINI nas corridas ainda são palpáveis e visíveis nos modelos atuais. Os mais recentes MINI John Cooper Works são caracterizados por sua precisão aerodinâmica. Além disso, eles contam com um motor a gasolina de quatro cilindros com TwinPower Turbo, orientado para o desempenho.

Créditos das Fotos: Divulgação