TeNpo celebra 20 anos de acesso à arte e democratização cultural

No momento, você está visualizando TeNpo celebra 20 anos de acesso à arte e democratização cultural

A Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo) foi aberta oficialmente nesta terça-feira (22/4). Com isso, ela se tornou um marco importante para a valorização das múltiplas linguagens artísticas. Além disso, a mostra fortalece a identidade e o protagonismo das comunidades do norte de Goiás.

O espetáculo “NIQ – Por estradas mundo afora”, dirigido e interpretado por Júlio Vann (Goiânia), abriu oficialmente a programação da 20ª edição da Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo 2025). O público que compareceu ao Teatro do Centro Cultural comprovou a força do evento. Esse evento tem mostrado a importância de fomentar a vocação cultural da região. Em duas décadas, ele tem investido em ações culturais e formativas, abrangendo diversas linguagens artísticas, especialmente a teatral.

“É uma honra estar aqui, 20 anos é muito significativo. Começamos com teatro e expandimos para outras linguagens, como a dança, o circo, o audiovisual. O evento se transforma de acordo com as necessidades e, dessa vez, o ponto central é a democratização e a descentralização”, afirmou a gerente de Festivais e Eventos Culturais e Artísticos da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), Cláudia Fernandes, que na ocasião representou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e a secretária de Cultura, Yara Nunes.

A reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), correalizadora do TeNpo 2025, Angelita Pereira de Lima, não pôde comparecer. Por isso, ela foi representada pelo coordenador de Comunicação, Leandro Pinho Rodrigues. Ele também ressaltou a importância de levar as ações da mostra para mais pontos do município, incluindo um povoado.

“Esta edição do TeNpo conseguiu chegar a outras áreas de Porangatu, possibilitando, por meio da democratização da cultura, que mais pessoas possam conhecer algo diferente”, reforçou Leandro.

Ao fortalecer a identidade cultural local por meio do protagonismo da população, o TeNpo também impulsiona a economia regional. Dessa forma, ele atrai uma média de 5 mil turistas para a cidade durante os dias da mostra, movimentando o comércio e a hotelaria.

“Nosso governador não tem medido esforços para trazer eventos para o norte de Goiás. Porangatu é uma cidade que merece ações como essas, que chegam até nós graças a confiança do governador em nossa capacidade de desenvolvimento, fazendo jus ao título de cidade polo”, afirmou o vice-prefeito de Porangatu, José Maurício Amaral, na ocasião representando a prefeita Vanuza Valadares.

O TeNpo, que segue até sábado (26/4) com espetáculos teatrais e circenses, oficinas, mostra de cinema e um Encontro de Gestores Culturais, acontece com a realização do Governo de Goiás, por meio da Secult, e a correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). Conta com a parceria da Secretaria de Estado da Retomada, Prefeitura de Porangatu, Goiás Social, Sesc Goiás, Academia Viking Cross e Corpo de Bombeiros.

TeNpo celebra 20 anos de acesso à arte e democratização cultural

Programação

Na quarta-feira (23/4), o TeNpo 2025 apresentou os espetáculos. Primeiro, “Palhaças sim, Sinhô” (Cia Pé de Cana/SP) foi uma atividade itinerante realizada no povoado Linda Vista, às 16h. Em seguida, às 17h30, o espetáculo “Entre o Real e o Imaginário” (Circo Laheto/GO) ocorreu no campo ao lado da Escola Municipal Jesuíno Gonçalves dos Reis, na Avenida Brasil (Vila Record). Por fim, às 20h30, foi a vez de “Inventando Moda” (Cia Boa do Lixo/GO) no Teatro do Centro Cultural de Porangatu, na Praça Ângelo Rosa de Moura, no Centro. Todas as atrações tiveram classificação livre e entradas gratuitas.

Também integrou a programação do dia o Encontro de Gestores Culturais, com o projeto Secult Goiás Itinerante, às 15h, no Museu Ângelo Rosa de Moura, no anexo Arqueológico Jaguatirica, localizado na Praça Nossa Senhora da Piedade, no Centro Histórico de Porangatu. O encontro reuniu gestores culturais, os quais, por sua vez, proporcionaram aos produtores, artistas e trabalhadores da cultura do município e região a oportunidade de esclarecer dúvidas.

TeNpo celebra 20 anos de acesso à arte e democratização cultural

Debates e Oficinas Formativas Enriquecem o TeNpo 2025

Além disso, foi possível discutir como pleitear recursos dos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), um tema de grande relevância para o setor cultural. Por fim, o evento também serviu como um espaço para debater as ações culturais e artísticas em voga no Estado de Goiás, promovendo troca de experiências entre os participantes.

Até sábado (26/4), sete oficinas formativas estão sendo oferecidas gratuitamente à população. Primeiramente, Takaiúna/GO ministra a oficina “Dramaturgias Emergentes: Território dos Objetos Emergentes”. Em seguida, Jéssika Gomes e Wes Ferreira/GO conduzem a oficina “Danças negras que transformam as ruas”. Além disso, Rui Bordalo/GO oferece a oficina “Jogos teatrais para a cena e para a sala de aula”.

De forma similar, Ana Magdalena e João Côrtes/RJ ministram “O corpo do ator na interpretação para teatro, cinema e TV”. Também, há “Arte Circense – Malabares” com Dalila de Souza e Junio de Araújo/GO. Adicionalmente, Renerson dos Santos/GO oferece “Acrobacia de solo e acrobacias aéreas”. Por fim, “Stop Motion” será ministrada por Nuno Aymar e Eduardo Guimarães/GO.

TeNpo celebra 20 anos de acesso à arte e democratização cultural

Créditos das Fotos: Lucas Diener

Deixe um comentário