Consumido como sobremesa ou alimento funcional, o açaí pode ser facilmente confundido como algo que engorda. Diferente do que as pessoas pensam, no entanto, sua polpa pode até mesmo contribuir para o correto funcionamento do intestino, ser inserida em dietas de emagrecimento, além de possuir diversos nutrientes que contribuem diretamente para a saúde humana.
O fruto, originário da região amazônica, tem em sua composição componentes fitoquímicos e antioxidantes. Sua polpa apresenta elevado valor energético por conter lipídios, como ômega 6 e 9. Rico em carboidratos, proteínas e minerais, como cálcio, magnésio, potássio, vitaminas (E, C, B12 e B2), o açaí é ainda uma excelente fonte de fibras.
Mas então, por que o fruto é associado ao ganho de peso?
A resposta, segundo a nutricionista Andrea Takayama, da OAKBERRY, maior rede de fast food saudável do Brasil, está nas adições de acompanhamentos. “A polpa em si não é calórica, possui em média 100g — 60Kcal, ou seja, é um fruto de baixa caloria, e por possuir bastante fibra, torna-se um alimento de baixo índice glicêmico. No entanto, o que engorda são os acréscimos à fruta, como xarope de guaraná, leite condensado, paçocas, entre outros elementos que o tornam mais doce”, desmistifica a especialista.
Tendo o Brasil como o principal produtor, consumidor e exportador da fruta, o que acha de fazermos uma matéria analisando as formas de consumo e explicando os benefícios e malefícios na hora de adicionar um item a mais ao fruto?