Em encontro com Ignacio Ybáñez, governador discute relações comerciais, compartilhamento de informações sobre programas sociais e combate à Covid-19
O governador Ronaldo Caiado, ao lado da presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, se reuniu nesta segunda-feira (22/08), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, com o embaixador da União Europeia (UE) no Brasil, Ignacio Ybáñez, que estava acompanhado da embaixatriz Rosa Maria Rabadan Ybáñez.
No encontro, o governador e o embaixador discutiram relações comerciais entre Goiás e os 27 países-membros que integram o bloco econômico: Alemanha, Eslovênia, Letônia, Áustria, Espanha, Lituânia, Bélgica, Estônia, Luxemburgo, Bulgária, Finlândia, Malta, República Tcheca, França, Países Baixos, Chipre, Grécia, Polônia, Croácia, Hungria, Portugal, Dinamarca, Irlanda, Romênia, Eslováquia, Itália e Suécia.
O chefe do Executivo estadual e o representante do bloco europeu falaram também sobre o combate à pandemia da Covid-19, os dois na defesa do investimento em ciência. “Fizemos uma operação de guerra para conter o avanço da doença até a chegada das vacinas”, disse Caiado. “Foi preciso muito esforço, primeiro em pesquisa e depois em disponibilizar imunização para todos”, ponderou Ybáñez.
Outro interesse do Governo de Goiás junto à União Europeia é a troca de informações sobre programas sociais, já que a UE também possui iniciativas de financiamento para combate à pobreza e ajuda humanitária em catástrofes.
Visita
Com uma série de agendas por Goiás nesta segunda-feira, Ignacio Ybáñez traz experiência de mais de 30 anos de atuação na diplomacia. Foi Secretário de Estado no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação da Espanha, onde também ocupou o cargo de Diretor-Geral da Política Externa e Assuntos Globais Multilaterais e Diretor-Geral da África, Mediterrâneo e Médio Oriente. Além disso, também foi embaixador espanhol na Rússia.
Foto: Cristiano Borges