Culture Next: Relatório do Spotify mostra tendências comportamentais da geração ZGenzers ditam a nova era cultural eliminando barreiras entre consumo e criatividade
Spotify divulgou o relatório global de tendências, Culture Next, no Brasil. O estudo, que está em sua quarta edição, explora as principais tendências de consumo de áudio observadas entre a geração Z e se aprofunda nos hábitos desses jovens, que mesmo tão novos alcançam tamanha importância cultural que os posicionam como criadores de tendências. O Culture Next é composto pelas 5 principais tendências entre a geração que é altamente engajada com o áudio digital, mostrando para o mercado publicitário como a plataforma de streaming está voltada aos hábitos de sua audiência.
O relatório mergulha em uma pesquisa sobre a Geração Z que, além de criadores de tendências e fãs, estão procurando definir seu lugar no mundo com a ajuda do áudio. Para entender mais sobre as tendências comportamentais dessa geração, confira mais detalhes do relatório abaixo: Criadores Acessíveis Os genzers estão revolucionando a relação a forma como criadores e fãs se relacionam, transformando experiências unidirecionais em relacionamentos de “mão dupla”, resultando na aproximação entre fãs e criadores, trazendo uma sensação de proximidade e amizade.
De acordo com o estudo, 69% dizem ter ouvido um podcast nunca haviam ouvido antes porque um criador que gostam era um convidado. Alter ego sonoroEnquanto as gerações anteriores tentavam se encaixar, a Geração Z prefere se destacar. Sempre buscando novas formas de expressar suas identidades como únicas e individuais. O áudio permite que eles explorem os lados mais específicos de si e descubram identidades que eles nem sabiam que tinham, e até criem novas — também conhecidas como seus alter egos. 75% disseram que há um gênero musical, artista, música ou podcast que ouvem que surpreenderia até mesmo as pessoas que as conhecem bem.
Audioterapia
A geração tem, cada vez mais, recorrido aos podcasts pois sentem ser um lugar seguro para lidar com as questões mais complexas da vida, principalmente usuários entre 18 e 24 anos, que estão entrando na vida adulta. Para essas pessoas os podcasts vão além do entretenimento, servem como fóruns de conhecimento, aprendizado, catarse — e até terapia gratuita. Saúde mental, o gênero mais escutado entre a geração Z globalmente, teve um crescimento de 111% em número de streams entre essa geração no Brasil em Q1 2022 vs Q1 2021.
Nostalgia Moderna
A geração Z é especialmente nostálgica comparada às outras gerações, que olham para épocas passadas com afeto. Os genzers estão reinventando a nostalgia, buscando inspiração para criar algo novo e próprio a partir de culturas e estéticas de outros tempos. 70% gostam quando as marcas trazem de volta campanhas das décadas passadas.
A vida em estéreo
As gerações anteriores eram consumidoras de cultura, a Geração Z se considera criadora de cultura. Auto expressão e criatividade são as principais maneiras dos genzers lidarem com o mundo, optando por artistas, podcasts e playlists que moldam as histórias sobre si, e ainda convidam cada vez mais marcas a refletirem e contarem suas próprias histórias também. 84% gostam quando plataformas como o Spotify dão um relatório de fim de ano que contam sobre seus hábitos de escuta.