Considerada por muitos a melhor das quatro estações por conta de sua temperatura amena e aumento da umidade do ar, a primavera, com início no dia 22 de setembro é muito esperada por aqueles que já se cansaram do rigoroso frio do inverno.
No Brasil, o vinho é uma bebida que está muito ligada ao inverno, mas com as uvas certas e bons rótulos, o vinho tinto pode ser substituído por brancos e rosés acompanhado o frescor da primavera.
As uvas brancas possuem vários rótulos ideais para a nova estação, como a Chardonnay, que tem como característica o fácil cultivo. Sendo encontrada em praticamente todas as regiões do mundo produtoras de vinho, ela é fruto de um cruzamento entre a Pinot Noir e a casta Gouais Blanc, conferindo a esse tipo de uva uma neutralidade refrescante.
O Vinho Millebuis Aoc Bourgogne Montagny 1er Cru, comercializado pela Wine to You por R$ 389, é feito a partir de uvas provenientes de videiras que extraem do solo arenoso uma bebida com visual dourado luminoso com aroma de flores brancas e notas mentoladas, com paladar rico em nuances complexas de mel, amêndoa e avelã. Uma dica de harmonização para ele são os pratos com frango grelhado.
Já o rótulo recém-chegado da Espanha ao país, Knock Knock, tem duas versões, o tinto e o branco e ambos são opções interessantes para beber e dias mais amenos. O Red Blend é um tinto frutado, com as uvas Tempranillo e Shiraz. Possui um corpo médio cujos sabores aveludados permanecem no paladar. Já o White Blend é feito com as uvas Viura e Sauvignon Blanc, conferindo ao vinho tons de cor palha, com aromas de lima e maça verde, deixando a bebida com sabor fresco e frutado na medida certa. Ambos são vendidos por R$ 79.
Queridinho de quem ama os dias quentes e ensolarados, os vinhos rosés voltam a brilhar na primavera. E melhor ainda se for o rótulo de vinho rosé francês mais vendido no Brasil, o Rosé Piscine. Uma taça com cubos de gelo bem refrescantes é a pedida para comemorar o início da estação mais florida do ano. A bebida harmoniza perfeitamente com receitas mais leves, como peixes, camarão, frutos do mar e carnes brancas, além de uma variedade de legumes, assados ou cozidos, e petiscos variados.