A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Goiânia (AAPEGO) retomou, a partir do presente semestre, a realização de atividades e cursos presenciais suspensos por dois anos em função da pandemia da Covid-19. São várias modalidades disponíveis para membros da associação e convidados, com o intuito de promover entretenimento, bem-estar físico e mental, além de conhecimento aos associados.
As opções oferecidas para aulas na AAPEGO são para Dança, Ginástica do Cérebro, Informática Básica e Redes Sociais, Pilates e Treinamento Funcional. Além disso, são disponibilizadas na Escola de Natação Mundo Água, localizada no Clube Oásis, aulas de natação e hidroginástica em parceria com a entidade.
As matrículas seguem abertas durante todo o ano e podem ser realizadas na sede da AAPEGO, situada na Rua 21, no Setor Central. E para obter detalhes a respeito das vagas, bem como modalidades oferecidas, basta entrar em contato com a entidade por meio de seus canais de atendimento, nos telefones (62) 99258-8245 e (62)3212-2607.
Benefícios
São atividades que agradam aos associados e levam diversos benefícios. Ministrada pelo professor Adão, a dança, por exemplo, é capaz de melhorar o condicionamento físico, evitar o sedentarismo, melhorar a postura, a saúde do sistema cardiovascular e aumentar o fluxo sanguíneo. E ainda: ser eficaz na perda de calorias, fortalecimento dos músculos, além de reforçar o hábito de respirar corretamente.
Da mesma forma, o pilates proporciona uma melhor movimentação do corpo, com melhorias na resistência, coordenação, agilidade e equilíbrio, além de várias mudanças corpo, como: Perda de Peso, melhora da resistência, coordenação, agilidade e equilíbrio muscular estático e dinâmico, correção de fraquezas, prevenção de possíveis lesões, desenvoltura da musculatura, melhoria na qualidade de vida, postura e eficiência dos movimentos e contribui, ainda, para uma maior estabilidade da coluna vertebral e desenvolvimento da consciência corporal. A atividade é realizada com o fisioterapeuta Leverrier Gonçalves.
O treinamento funcional, por sua vez, é realizado com os associados pelo personal trainer Zulu. Na maioria das vezes, utilizando o peso do próprio corpo, com a realização de movimentos que fazem parte do dia-a-dia, como agachar, correr, saltar, puxar e empurrar, por exemplo. Além disso, os exercícios funcionais podem melhorar o condicionamento físico e a capacidade cardiorrespiratória, aumentar a força muscular e promover o emagrecimento, já que há aumento do metabolismo, o que favorece a queima de gordura até mesmo depois do treino. E ainda: favorecer a definição muscular, melhorar a coordenação motora, melhorar a postura e o equilíbrio corporal, diminuir as chances de lesões e melhorar a flexibilidade.
Noções de Informática
Com uma vasta experiência, o professor Israel Valverde ministra aos associados aulas de noções de informática, como o manuseio do computador, windows, word e excel básico, envio de e-mails, pesquisa de produtos e serviços, além de como entender e criar contas em plataformas de conversação onde irão aprender a falar com familiares ou fazer reuniões.
E ainda: manusear o aparelho celular e entender como o equipamento funciona, bem como criar contas nas redes sociais, compartilhar fotos e vídeos e até como fazer novas amizades e reencontrar velhos amigos. As aulas são dinâmicas, com apostilas de fácil interpretação com passo a passo e o curso tem a duração de três meses.
Ginástica do Cérebro
Outro destaque dentre as atividades oferecidas pela AAPEGO é a Ginástica do Cérebro, realizada com o neurotrainer Alfredo Souza. Sua metodologia objetiva potencializar habilidades e funções intelectuais do cérebro utilizando conteúdo lúdico, divertido e encantador a partir de exercícios de raciocínio lógico, tais como: soroban, enigmas, jogos modernos, tangram e atividades direcionadas ao perfil do aluno.
Os exercícios do curso desenvolvem as funções executivas do cérebro visando aumentar a área de utilização e assim melhorar a memória, aprendizado, concentração, criatividade e raciocínio lógico além de eliminar o estresse. Os exercícios são simples, fáceis e não apresentam riscos nem contra indicações.
A atividade pode, ainda: potencializar as habilidades cognitivas, emocionais e sociais, evitar lapsos de memória e esquecimentos, prevenir o Parkinson, Alzheimer e outras demências, promover a interação social e novas amizades e melhorar a qualidade de vida.
Fotos Estela Kiendl