A Royal Enfield tem sido um símbolo de resiliência, sempre pensando a longo prazo e mantendo a sua autenticidade desde 1901. A marca preservou o legado da construção de motocicletas simples, clássicas e harmoniosas, combinando a tradicional arte de se produzir uma motocicleta como um artefato com a mais moderna tecnologia, criar experiências de motopurismo. Com mais de 120 anos de existência e de produção ininterrupta, a Royal Enfield revisita sua motocicleta icônica, a Classic, com o lançamento da novíssima Classic 350 — uma moto clássica e atemporal, reinventada para atender às aspirações dos tempos atuais. A beleza sublime e a confiança da Classic, agora aprimoradas com uma experiência de condução mais suave e refinada.
A nova Classic adiciona um novo capítulo ao legado da Royal Enfield de construir motocicletas britânicas autênticas do pós-guerra e que são amadas por entusiastas por todo o mundo. O legado da Classic remonta ao ano 1948 com a inovadora Royal Enfield Modelo G2, a primeira a ter suspensão traseira com amortecedores de emulsão de tubo duplo, curso ajustável em 80 mm com 5 ajustes e braço oscilante.
Tão confiável quanto bonita, a motocicleta Modelo Geração 2 serviu como uma forte inspiração de design para as imensamente populares Classic 500 e Classic 350, lançadas em 2008. É uma filosofia de design simples e elegante, com detalhes de estilo exclusivos, combinados com uma postura de pilotagem confortável e imponente, além do confiável motor UCE, que a tornou uma favorita entre os entusiastas do motociclismo de lazer.
Desde o seu lançamento, a Classic surgiu como uma motocicleta que redefiniu o espaço do motociclismo de média cilindrada e gerou o renascimento da Royal Enfield, iniciando sua jornada para liderar o segmento globalmente. Após 12 anos e mais de três milhões de motocicletas, a Classic construiu um legado próprio e a nova Classic 350 está pronta para levar esse legado ainda mais longe.
Falando sobre o legado da Classic e comentando sobre o lançamento da nova Royal Enfield Classic 350, Siddhartha Lal, Diretor Geral da Eicher Motors Ltd. diz: “A Classic 350, lançada em 2008, era uma motocicleta moderna e capaz, que simbolizava o estilo atemporal do pós-guerra nos tempos áureos da indústria britânica de motocicletas. Sua linguagem visual com um design cativante e simples, juntamente com a confiabilidade do modelo, catapultou a Classic para a popularidade global e redefiniu o segmento de motocicletas de média cilindrada (250-750cc)”.
Ao longo de nossa história, tem sido consistente a busca por construir motocicletas atemporais, clássicas e bonitas, que são divertidas de se pilotar, exatamente a proposta que traz a Classic 350. A sua nova versão combina de maneira única esse design atemporal por excelência com uma experiência de pilotagem absolutamente moderna e refinada. Refeita em sua alma e raiz, a moto conta com o moderno motor da série J e com um chassi totalmente novo, oferecendo uma experiência de condução refinada e beirando a perfeição, que quase dá a sensação de voltar a pilotar pela primeira vez. Cada mínimo detalhe foi pensado e muita atenção foi dada a todos os aspectos dessa motocicleta, desde o visual, a perfeição nas peças utilizadas e os as novas soldas, até o desempenho de pilotagem impecável.
O motor extremamente bem calibrado é suave, intuitivamente responsivo e envolvente, e tem aquele ronco único e clássico na aceleração. O chassi totalmente novo inspira uma enorme confiança ao pilotar e é especialmente ótimo em situações de trânsito apertado e em curvas sinuosas. A Classic é, de longe, a motocicleta mais confortável de se pilotar, com assento e suspensão macios e uma ótima ergonomia. A motocicleta é, sem dúvida, líder de categoria e renasce incrivelmente refinada e agradável de pilotar.
Para o diretor geral da Royal Enfield do Brasil, Claudio Giusti, é um orgulho apresentar no Brasil um clássico renascido que é sucesso mundial de vendas. “Estamos muito confiantes de que a novíssima Classic 350, que foi incrivelmente refinada, irá mais uma vez redefinir o espaço para motocicletas de médio porte globalmente e no Brasil não será diferente, principalmente agora que o País logra a segunda colocação após a Índia”, comemora o executivo.
Relembrando o sucesso da Classic ao longo dos anos e comentando sobre o lançamento, B Govindarajan, Diretor Executivo da Royal Enfield, afirma que a Classic tem sido um grande catalisador no crescimento e expansão do segmento de média cilindrada na Índia, além de ser fundamental para desbloquear uma próspera subcultura de lazer entre motociclistas jovens e experientes em todo o mundo.
“A nova Classic 350 leva adiante esse legado e é construída para o que é familiar e atemporal em termos de linguagem de design, com uma experiência de ride completamente moderna e reimaginada. Mantendo o apelo retrô em sua totalidade, a nova Classic 350 visa levar o legado adiante com sua nova versão e acabamento premium, chassi e motor originais e condução e manuseio aumentados. Com foco no segmento de motocicletas de média cilindrada e a nossa firme crença na tendência de reconhecimento dos atributos e qualidades da indústria automobilística indiana, estamos confiantes de que a nova Classic 350 impulsionará ainda mais nosso crescimento e nossas ambições”, conta o executivo B Govindarajan.
Equipada com o moderno e mundialmente apreciado motor monocilíndrico de 349 cilindradas, refrigerado a óleo e ar, lançado recentemente na Meteor, a nova Classic 350 traz um novo nível de conforto, suavidade e refinamento na experiência de condução, contando também com injeção de combustível. A Classic gera uma potência de 20,2 cv a 6.100 rpm e um torque de 27 Nm a 4.000 rpm, resultando em uma entrega suave de potência linear, tornando todo e qualquer ride agradável e fácil.
Com o eixo balanceador que reduz as vibrações, a renascida Classic é leve e ótima na estrada também. A troca de marchas é nítida e suave, graças à caixa de cinco marchas de engrenamento constante com overdrive otimizada que garante uma forte aceleração em ambientes urbanos, bem como uma condução descontraída e confortável em velocidade de cruzeiro. Para a alegria dos entusiastas da Royal Enfield, a nova Classic 350 mantém as batidas inconfundíveis das notas musicais do escape.
Projetada e desenvolvida por talentosas equipes de designers e engenheiros baseados nos dois centros de tecnologia de última geração da Royal Enfield, na Índia e no Reino Unido, foi dado um cuidado especial para garantir uma experiência de passeio superior na nova Classic 350. O chassi totalmente novo foi construído para oferecer conforto e manobrabilidade superiores. Projetado para ser mais rígido, esse chassi gera mais confiança no piloto em velocidades de curva mais altas e passa a sensação de firmeza e estabilidade em estradas retas. As suspensões dianteira e traseira foram desenvolvidas para que o tempo ao estar sentado ou sentada na moto seja ainda mais confortável. Com melhor ergonomia de condução e frenagem mais confiante com freio ABS duplo, a Classic é uma moto ágil e responsiva e promete aumentar a experiência de condução a cada vez.
A Royal Enfield Classic 350 está disponível em quatro novas e excitantes variantes do mesmo modelo, contando com 09 cores diferentes no total. As séries se chamam Halcyon, Signals, Dark e Chrome.
- Classic Chrome: Uma edição premium de destaque, a série Classic Chrome reflete a aparência rica das motocicletas britânicas da década de 1950. Disponível em tanques de duas cores (Vermelha e Bronze), a série Chrome traz verdadeiras insígnias de seu passado com emblemas de tanque impressionantes que foram adornados pelos Royal Enfields da década de 1950.
- A série Classic Dark é uma versão jovem, urbana e personalizada da Classic 350, e vem nas cores Stealth Black e Gunmetal Grey. Essas motocicletas vêm equipadas com rodas de liga leve e pneus sem câmara.
- A série Classic Signals, disponível em Marsh Grey e Desert Sand, continua a celebrar a utilização das motocicletas Royal Enfield pelas forças armadas. Cada uma dessas motocicletas vem com emblemas e gráficos e também traz um número único que será estampado no tanque.
- A série Halcyon, como o nome sugere, é uma celebração do legado do clássico e reflete o glorioso visual retrô clássico. Está disponível nas cores Verde, Cinza e Preto.
Todas as variantes são equipadas com freios a disco na dianteira e na traseira, com ABS de canal duplo.
Embora a forma da nova Classic 350 mantenha sua beleza e essência atemporais, todos os outros aspectos da motocicleta são totalmente novos. A Classic 350 agora tem um visual renovado e um ajuste e acabamento premium. O estilo característico da motocicleta britânica do pós-guerra, com harmonia visual acentuada por linhas fluidas da frente à traseira, continua a fazer da Classic 350 um deleite visual. A motocicleta tem o distinto tanque em forma de lágrima e o clássico casquete Royal Enfield que abriga um novo farol junto com as “lâmpadas de tigre” (luzes piloto), um recurso duradouro nas motocicletas Royal Enfield desde 1954.
Para horas mais confortáveis no banco da motocicleta, a nova Classic tem assentos novos e mais largos com estofamento de espuma macia. Com um guidão totalmente novo, a posição de pilotagem foi sutilmente ajustada para melhorar o conforto e a ergonomia, mantendo a sensação clássica familiar. Trazendo o toque moderno está o novo painel de instrumentos analógico e digital, que abriga uma tela de informações em LCD. Um ponto de carregamento USB está montado abaixo do guidão para a conveniência de carregamento rápido em movimento.
A nova Classic 350 estará disponível com uma ampla gama de Acessórios Genuínos para Motocicletas, projetados e desenvolvidos para complementar sua versatilidade, bem como para aumentar o conforto, utilidade e estilo. O conjunto de novos acessórios para a Classic 350 inclui uma gama de 39 opções, que foram projetadas para temas específicos que permitem ao piloto aprimorar a forma e a função da motocicleta de acordo com sua preferência, deixando-a totalmente customizada ao seu gosto e preferência — uma motocicleta verdadeiramente única.
Os acessórios para motocicletas da Royal Enfield vêm com uma garantia abrangente de 3 anos e são projetados, desenvolvidos e certificados juntamente com a motocicleta. Para uma maior autoexpressão individual, uma seleção de equipamentos de pilotagem, incluindo capacetes, camisetas e acessórios de lifestyle foram projetados com inspiração na Classic 350.
A nova Classic 350 carrega a lenda do clássico moderno no portfólio da Royal Enfield. O design autêntico e atemporal da motocicleta promete inspirar os entusiastas, enquanto sua ergonomia e refinamento prometem aumentar os sentidos toda vez que o piloto se senta na moto.
Os test rides estão disponíveis na rede de concessionárias da marca no Brasil, mediante consulta de disponibilidade da loja mais perto de você. Para conferir qual a concessionária fica mais próxima, basta acessar clicar aqui.
A nova Classic 350 chega ao país a um preço inicial de R$ 18.490* para a versão Halcyon. As outras versões contam com os seguintes valores:
– Signals: R$ 19.490*
– Dark: R$ 20.490*
– Chrome: R$ 21.490*
* Os valores não contam com o custo de frete incluso.
Os clientes podem ir ver de perto, agendar um test ride, ver os acessórios de customização e até mesmo fazer um pedido da sua nova Classic 350 em uma concessionária Royal Enfield. Mais informações também no site da marca, neste link e no perfil oficial da Royal Enfield do Brasil no Instagram.