Nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, indica frutas e legumes que têm substâncias que minimizam efeitos nocivos de raios solares
O verão é um período propício para curtir dias ensolarados com a família. Entretanto, apesar de ser regada de alegria e vitamina D, a exposição ao sol pode ser danosa para a saúde da pele se feita de forma excessiva e sem os devidos cuidados. O câncer de pele é o tipo mais comum no mundo e para conscientizar sobre o risco da doença, o mês de dezembro carrega a fita laranja e é dedicado à campanha focada na prevenção.
Estudos mostram que consumir alimentos que auxiliam na recomposição da estrutura da pele é um dos caminhos na prevenção da doença. “Alimentos com propriedade fotoprotetora, como vegetais roxos e amarelo-alaranjados, como cenoura, abóbora, mamão, manga, carambola, repolho roxo, ameixa, uvas roxas, mirtilos, amora, são ótimas opções porque são fontes ricas em betacaroteno e resveratrol, que têm eficácia antioxidante e fotoprotetora comprovada quanto à prevenção ao câncer”, afirma a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.
Potente antioxidante, o resveratrol age diretamente na fotoproteção da pele e minimiza os efeitos nocivos dos raios solares. A nutricionista explica que a substância está mais presente nas frutas roxas e avermelhadas, como amora, morango, framboesa e também no cacau. Renata destaca que a uva roxa é uma das que mais contêm resveratrol e, em conjunto com o pêssego, rico em betacaroteno, forma uma dupla eficiente no cuidado da pele.
“Excelente fonte de fibras, magnésio, potássio e também de resveratrol, a uva faz bem para a saúde do sistema cardiovascular, muscular, imunológico, além de auxiliar na função intestinal e na saúde da pele. Já o pêssego é ótima fonte de fibras, potássio, vitamina C, manganês e betacaroteno. Os dois contêm nutrientes que atuam na saúde muscular, cardíaca, da visão, da pele e da imunidade”, diz Renata.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2020 ocorreram mais de 18 mil novos casos de câncer de pele, tipo que mais acomete os brasileiros, com um total de 4.600 mortes decorrentes da doença. Esse tipo de câncer é classificado de duas formas:
● Câncer de pele melanoma: tem origem nas células produtoras da melanina, substância que determina a cor da pele, e é mais frequente em adultos brancos.
● Câncer de pele não melanoma: mais frequente no Brasil, responsável por 30% de todos os casos de tumores malignos registrados no país. Ocorre principalmente nas áreas do corpo mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas.
Além das frutas, um estudo realizado pela PubMed em 2018 mostra que o consumo de selênio ajuda na prevenção ao câncer de pele. “Castanhas, nozes, amêndoas, avelãs e feijões são os que apresentam mais selênio em sua composição. A pesquisa revela que consumir frequentemente ou até mesmo suplementar esse mineral é um fator poderoso no combate à doença”, diz a especialista.
Para unir mais sabor e saúde na alimentação, Renata Guirau ensina quatro receitas fáceis de fazer com frutas ricas em substâncias que ajudam na prevenção do câncer.
Smoothie de amora e ameixa
200ml de água de coco
3 ameixas picadas com casca
½ xícara de chá de amoras congeladas
1 maçã cortada em cubos
Suco de 1 limão
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador ou mixer e sirva em seguida, sem coar. Se desejar, pode bater com gelo ou congelar as ameixas antes de bater.
Sorvete cremoso de manga com maracujá
1 xícara de chá de manga picada e congelada
1 xícara de chá de polpa de maracujá congelada
100ml de água de coco
4 colheres de sopa de creme de leite fresco
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Leve ao freezer por 2 horas. Em seguida, bata novamente, formando um creme. Sirva em seguida
Pêssego cozido com canela
1 xícara de água
2 colheres de suco de limão
1 pedaço de canela em pau
3 pêssegos médios, cortados ao meio e sem caroço
Modo de preparo:
Em uma panela, misture a água, o limão e a canela. Leve para ferver, em fogo baixo, mexendo sempre. Adicione os pêssegos, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 15 a 20 minutos. Deixe descansando por mais 15 minutos, com a panela tampada antes de servir.
Salada de rúcula com carambola
½ maço de rúcula baby
2 carambolas fatiadas
1 xícara de tomates-cereja cortados ao meio
3 colheres de sopa de amêndoas laminadas
Suco de ½ limão
1 colher de sopa de azeite
½ colher de café de sal
Modo de preparo:
Monte a salada acomodando a rúcula em uma saladeira e tempere com o limão, o azeite e o sal. Complete a montagem com as carambolas, o tomate-cereja e, por último, as amêndoas. Sirva em seguida.