O Palácio de Küçüksu em Istambul

Você está visualizando atualmente O Palácio de Küçüksu  em Istambul

Construído entre os rios Göksu e Küçüksu, o Palácio de Küçüksu já foi uma residência de verão, usada pelos sultões muçulmanos durante passeios no campo e caçadas na região que hoje pertence a Istambul, Turquia.

O primeiro palácio instalado no local foi construído para o sultão Mahmud I. Na ocasião, seu grão-vizir mandou que erguessem um quiosque de caça de madeira de dois andares. Nos reinados seguintes, essa estrutura passou por várias reformas até que fosse demolida e totalmente refeita a pedido do sultão Abdülmecid. Desenhado por arquitetos armênios em estilo neobarroco, o palácio que vemos hoje foi feito entre 1856 e 1857, e teve a fachada ornamentada poucos anos depois.

O edifício tem dois andares principais e uma cave, no subsolo, onde ficavam os aposentos dos serviçais, cozinha e despensa. Cada piso superior possui quatro quartos, dispostos ao redor de uma sala central. O interior tem tetos decorados com relevo em gesso e desenhos pintados, uma coleção de lareiras feitas de mármore italiano colorido, elegantes pisos em parquet com diferentes padrões em cada quarto, móveis de estilo europeu, tapetes e pinturas. As cercas do jardim são em ferro fundido adornado e têm quatro portões, uma em cada lado do pavilhão.

No filme “007 – O Mundo não é o Bastante”, o Palácio de Küçüksu foi usado como locação para a casa de Elektra King, uma magnata do petróleo do Azerbaijão.

O Palácio de Küçüksu abre de terça-feira a domingo, das 9h às 18h (a bilheteria fica aberta até às 17h). Os visitantes estrangeiros pagam YTL 40 (R$ 11,60) para entrar no palácio e YTL 15 (R$ 4,35) para fazer piqueniques na área do jardim. No site oficial dos palácios nacionais da Turquia (@millisaraylar), é possível conferir em quais feriados ou datas religiosas o monumento estará aberto.

Fotos Msfatyfn

Deixe um comentário