Correr é uma das melhores atividades físicas, afinal, os benefícios da corrida são muitos e envolvem tanto a saúde física quanto a mental. É um exercício simples que não custa nada, porque pode ser praticado em diversos lugares. Tem gente que prefere correr na esteira da academia, mas também dá para se exercitar na rua ou em parques. A prática regular dessa atividade protege o organismo de uma forma completa, além de trazer bem-estar. Os benefícios da corrida impactam o corpo de uma forma completa. Isso acontece porque essa atividade ativa o metabolismo, a química orgânica e o sistema musculo esquelético. Assim, trabalha todo o conjunto, fazendo com que ele funcione em equilíbrio. Veja a seguir alguns benefícios desse exercício, confira de que forma ele trabalha o corpo e como isso ajuda a prevenir problemas de saúde.
Auxilia no emagrecimento
A corrida tem um gasto calórico bem considerável, é uma das atividades com maior gasto calórico, então, se o intuito for emagrecer, ela é eficaz para isso e em curto prazo. A perda de peso acontece porque nosso corpo precisa de muita energia para correr. Há uma exigência da musculatura, o coração precisa trabalhar mais e todos os processos que acontecem envolvem gasto energético. É isso que leva ao emagrecimento. O organismo vai buscar nas reservas naturais, ou seja, na gordura acumulada, essa fonte de energia extra. Então, começa a queimar calorias e, consequentemente, reduzimos o volume corporal.
Reduz o estresse
Nosso corpo produz naturalmente o cortisol, hormônio que nos ajuda a enfrentar as situações estressantes do dia a dia. Ele adapta o organismo a essas condições, por isso, é uma substância muito importante. Porém, quando o nível de estresse é muito alto, há uma liberação excessiva de cortisol, o que traz prejuízos para a saúde, como a insônia, ganho de peso, dor de cabeça e hipertensão. Um dos benefícios da corrida é controlar o estresse e a produção de cortisol. Além dessa função química, o fato de mudarmos um pouco o nosso cenário enquanto corremos. “A questão de correr ao ar livre possibilita se entreter com o meio ambiente, desvincular da rotina de trabalho e problemas familiares”.
Combate a depressão e ansiedade
É claro que nosso organismo não produz apenas substâncias relacionadas ao estresse. Ele também libera aquelas que estão relacionadas ao bem-estar e ao prazer, como a serotonina e a endorfina. Quando nos exercitamos, esses neurotransmissores são liberados. “Todo exercício aeróbio, como natação, andar de bicicleta e a corrida, tem essa característica de fazer a gente liberar a endorfina. Assim, causa sensação de bem-estar logo após você fazer o exercício. É uma sensação de relaxamento muito agradável”. Por causa dessa reação do organismo, um dos benefícios da corrida é combater a ansiedade e também a depressão. Afinal, essas duas condições estão relacionadas com os desequilíbrios químicos do cérebro.
Melhora o condicionamento físico
Quando levamos uma vida sedentária, o organismo se acostuma a trabalhar em um ritmo mais lento. Então, quando é necessário fazer um esforço maior, sentimos dificuldade para isso porque nos falta condicionamento.
Correr é uma forma de sair do sedentarismo e fazer o corpo responder melhor quando uma atividade exige esforço. “A corrida vai melhorar muito a capacidade física da pessoa, melhorando também a condição cardíaca e a capacidade respiratória”.
Ativa a circulação sanguínea
Explicamos que, ao correr, o organismo precisa de energia, certo? Ele tem que trabalhar mais rápido, então, nossos órgãos, músculos e outros tecidos solicitam mais oxigênio. É por isso que o coração bate mais rápido e a respiração acelera. Há também um efeito de dilatação dos vasos sanguíneos para permitir a passagem do sangue.
Isso é necessário porque é ele quem vai levar o oxigênio e os nutrientes para as células. Assim, a corrida ativa a circulação sanguínea que, consequentemente, isso leva a outros benefícios, como a redução da pressão arterial.
Protege o coração
Sabia que o coração é um músculo? Por isso, ele também precisa se exercitar, e a corrida é uma forma de fazer com que fique mais forte e eficiente. Afinal, explicamos que ele vai precisar trabalhar mais, o que melhora sua performance. A corrida “causa um desgaste menor do coração no dia a dia, porque ele vai precisar trabalhar menos”. Como está acostumado a um esforço maior para correr, nas atividades rotineiras o músculo cardíaco não sente dificuldades para bombear o sangue. Além disso, há o efeito de dilatação dos vasos sanguíneos, que permite a fluidez da circulação. “Geralmente, a pessoa bem condicionada tem um coração que bate menos em repouso porque é mais eficiente”.
Por que buscar acompanhamento profissional antes de correr?
Dissemos que começar a correr não custa nada, pois você só precisa colocar o tênis no pé e ir para a rua ou usar a esteira. Ao mesmo tempo em que esse é um aspecto positivo, pode ter um efeito nocivo se não soubermos como conduzir a prática adequadamente. Alerta a corrida é muito agradável, pode ser divertida e tem resultado, mas, por outro lado, é uma prática que tem impacto. Então, a gente tem que tomar cuidados muito importantes”. Um desses cuidados é o acompanhamento profissional. Cada pessoa tem um condicionamento físico diferente. Algumas nunca correram, outras têm condições específicas, como hipertensão e problemas cardíacos. Há também aquelas que são totalmente sedentárias, portanto, é fundamental o suporte de um especialista para que a atividade seja adequada à realidade de cada um. “Como profissionais, fazemos a periodização, que é a elaboração da prática esportiva, identificar o nível de aptidão física da pessoa e, com isso, mensurar as atividades de corrida que podem ser prescritas para ela. O acompanhamento ajuda a evitar lesões, porque a musculatura, os ossos e as articulações precisam se adaptar ao exercício. “Você correu um dia, causou impacto, o corpo achou aquilo estranho, se você insistir em 3 ou 4 dias seguidos, pode ter lesão em médio prazo, como tendinite ou fratura por estresse, que são comuns em iniciantes”.