A versatilidade dos queijos na 7ª Goiânia Restaurant Week

No momento, você está visualizando A versatilidade dos queijos na 7ª Goiânia Restaurant Week

De risotos a cheesecakes, restaurantes apostam na riqueza do queijo para encantar os paladares

O queijo é um dos ingredientes mais versáteis da gastronomia, presente em diversas culturas e apreciado em diferentes formas. Seja como entrada, prato principal ou sobremesa, ele agrega sabor e textura às receitas, conquistando os paladares mais exigentes. No Brasil, o consumo médio anual por pessoa ultrapassa os 5 kg, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, a ampla variedade de queijos nacionais e importados proporciona inúmeras possibilidades para combinações criativas e sofisticadas.

Na 7ª edição da Goiânia Restaurant Week, que ocorre entre 13 de março e 13 de abril, os restaurantes participantes destacam a versatilidade dos ingredientes em seus menus. Além disso, apresentam um cardápio especial que valoriza diferentes combinações e sabores. Os queijos estão presentes em diversas etapas da gastronomia, começando por entradas, como bruschettas e crocantes empanados. Ademais aparecem em pratos principais, como risotos e carnes gratinadas, e até em sobremesas clássicas, incluindo o cheesecake e a tradicional combinação de queijo com goiabada.

Entradas

Nas entradas, o queijo aparece em preparações sofisticadas e saborosas, como bruschettas, crocantes e empanados, ressaltando sua versatilidade e harmonização com diferentes ingredientes. Dessa forma, os restaurantes participantes exploram diversas combinações para encantar os paladares.

Por exemplo, o Botelli abre seu menu de almoço com o crocante arancini de quatro queijos, servido sobre um molho de tomate italiano com bacon. Da mesma forma, a Forneria 1121 aposta no bombom de brie, uma massa filo crocante recheada com creme de brie, finalizada com mel trufado.

Além disso, o Grano Cucina Italiana apresenta a bruschetta gorgonzola e pera – pão de fermentação natural com creme de gorgonzola cremoso, finalizado com pera assada e manjericão. Já no menu do jantar do Restaurante Ipê, do Castros Park Hotel, os clientes podem saborear uma sofisticada salada de pera e gorgonzola.

Por outro lado, o Vino! Goiânia traz o crostini de marguerita – focaccia artesanal com mozarela de búfala, tomate cereja e pesto. E, para completar essa seleção especial, a Casa Baru apresenta no almoço e jantar o tartrà alla piemontese – um delicado flan de queijo parmesão, ricota e ervilha.

A versatilidade dos queijos na 7ª Goiânia Restaurant Week

Principais

Nos pratos principais, o queijo é protagonista em clássicos como risotos e massas. Além disso, ele também é essencial na finalização de molhos, sopas e carnes, agregando cremosidade às preparações.

O Spotta traz o tradicional prato norte-americano o mac’n cheese com bacon crocante, podendo ser trufado. A Risotteria Chef Brunna Pollazzon conta com o spaghetti cremoso de grana padano com escalopes de filé mignon. E o Lou Bistrô traz o gnocchi de cabotiá ao molho de queijo finalizado com crispy de cebola.

Já no especialista em queijos CheeseHouse Setor Marista, duas opções de prato principal: o risoto alfredo – risoto ao molho de parmesão com tiras de frango – e o gnocchi da casa – nhoque ao gorgonzola, pera, rúcula e tomate, acompanhado de filé mignon grelhado. 

No B/Side, o queijo coalho ganha destaque na famosa jantinha goiana – espetinho queijo coalho, servido com arroz branco, feijão tropeiro, vinagrete e mandioca cozida. O Balkan Rooftop traz no almoço e jantar o filé rigatone, um prato sofisticado que combina sabor e textura. As iscas de filé mignon são envoltas em um molho cremoso de queijos selecionados, proporcionando uma experiência única. Além disso, o prato é acompanhado de rigatoni al dente, garantindo um equilíbrio perfeito entre a suculência da carne e a firmeza da massa, tornando a refeição ainda mais especial.

Entre os japoneses, o Kanpai Blue apresenta no jantar duas opções: o niguiri de camarão com queijo brie, gergelim e tarê; e o sashimi de salmão com queijo brie, ovas black e mel cítrico com raspas de limão.

A versatilidade dos queijos na 7ª Goiânia Restaurant Week
A versatilidade dos queijos na 7ª Goiânia Restaurant Week
A versatilidade dos queijos na 7ª Goiânia Restaurant Week
A versatilidade dos queijos na 7ª Goiânia Restaurant Week

Sobremesas

Completando o menu, o queijo surpreende em combinações clássicas e inovadoras nas sobremesas, como cheesecakes, tiramisù e a tradicional dupla goiabada com queijo, trazendo equilíbrio entre doçura e cremosidade.

No Origini Pastifício, dois clássicos italianos: o  cannoli – massa crocante recheada de creme de ricota com gotas de chocolate – e o tiramisù – sobremesa italiana à base de café, biscoito champagne e creme mascarpone.

O tiramisù também aparece no menu do WTC Goiânia, porém acompanhado com licor de baru. E no Juá, o queijo aparece em forma de espuma na sobremesa delícias da Dona Lourdes – ambrosia, compota de mamão verde, espuma de queijo e tuille de leite. 

A clássica combinação de queijo com goiabada, também conhecida como Romeu e Julieta, está presente em diversas sobremesas irresistíveis. No Murano Premium, por exemplo, ela aparece em um gelato de Romeu e Julieta, trazendo uma versão refrescante desse clássico. Além disso, o WTC Hotel oferece um pudim de queijo com calda de goiabada, enquanto no Las Nenas, a tradição ganha um toque especial com uma torta de queijo goiano Serra do Bálsamo, finalizada com uma deliciosa calda de goiabada.

Outro clássico das sobremesas à base de queijo, o cheesecake, pode ser encontrado na Casa Cortela com calda de frutas vermelhas. No Botelli, uma nova versão: o cheesecake de cenoura com brigadeiro de chocolate meio amargo. 

Créditos das Fotos: Divulgação

Deixe um comentário