Agenda Cultural: começa amanhã a 13ª Mostra 3M de Arte, no Parque Augusta

No momento, você está visualizando Agenda Cultural: começa amanhã a 13ª Mostra 3M de Arte, no Parque Augusta

Exposição gratuita terá obras de Ernesto Neto, Karola Braga, Luana Vitra, Mônica Ventura, Olinda Tupinambá, Ziel Karapotó e o MAHKU; Público poderá visitar a Mostra até dia 8 de dezembro

Parque Augusta, localizado no centro da cidade, receberá a partir deste sábado, (9) de novembro, a 13ª Mostra 3M de Arte, com o tema Interespécies: Cruzando Mundos. A exposição, gratuita, é formada por obras de sete artistas, entre eles cinco indígenas, e estará aberta para visitação até o dia 8 de dezembro. A curadoria desta edição é de Aline Ambrósio com realização e idealização da Elo3.
 

Ernesto Neto, escultor e artista plástico premiado internacionalmente, expõe dois mundos entrelaçados entre as culturas afro e indígena. A escultura de contemplação imersiva Teia do bicho tempo, quark! apresenta uma trama entre algodão, crochê, bambu, terras e plantas, remetendo à ancestralidade brasileira e a ideais religiosos.
 

Karola Braga, uma dos artistas selecionados pelo edital da 13ª Mostra 3M de Arte, criou a instalação sensorial Iapoti’kaba, uma espiral de aromas que captura o ciclo vital da jabuticabeira. A obra reflete a conexão entre vida e morte e traz memórias de infância da artista, quando a jabuticabeira era uma descoberta e um refúgio.

Luana Vitra, artista plástica e performer, retrata na escultura Ferramenta para o Fim da Fome a relação entre povos e espécies, usando minerais, ferro e bronze. A obra investiga a conexão emocional com paisagens de parques. A artista expôs na última Bienal de São Paulo.

Mônica Ventura, também vencedora do edital da 13ª Mostra 3M de Arte, apresenta Raia, uma instalação em escala feita de bambu e terra. A obra convida o visitante a refletir sobre as inter-relações, os espaços ocupados e suas funcionalidades, explorando possibilidades de construção de novos lugares.

Olinda Tupinambá, artista indígena da Bahia, exibirá oProjeto Kaapora, seis esculturas feitas com materiais do reflorestamento de sua região natal, como enxadas e martelos. As obras propõem reflorestar o imaginário e refletir sobre o desmatamento. Uma das peças envolve a colaboração dos povos indígenas Guarani Mbya da Aldeia Kalipety (Terra Indígena Tenonde Porã).

Ziel Karapotó, artista indígena, participará da abertura da Mostra 3M de Arte, destacando-se na cosmologia ao ativar as obras de Olinda Tupinambá em um ritual místico. A apresentação estabelecerá conexões entre as culturas indígenas e as diásporas africanas.


MAHKU (Movimento dos Artistas Huni Kuin), criou no Parque Augusta a Casa Kaxinawá Huni Kuin, cujo acervo inclui cerâmica, pinturas de Manku e a escultura da Cobra-Grande. A instalação, com quatro metros de diâmetro, promove a desaceleração do tempo e a conexão com outros cosmos. Os visitantes podem contemplar e imergir imersos na temporalidade indígena para momentos de repouso e reflexão.

Deixe um comentário