Por Rimene Amaral
Você já imaginou aprender física, química e matemática construindo um kart? Pois é isso que os alunos do 9º ano da Escola Interamérica em Goiânia estão fazendo. Desde os primeiros traços na prancheta para desenvolver o projeto da máquina, passando pelo corte das ferragens, até a montagem de todos os componentes do veículo… tudo está sendo executado por adolescentes de 14 e 15 anos. O projeto inovador foi desenvolvido pelos professores de maker, Leon Denis de Oliveira, e de física, Maxmiliano Nemi Cura.
A ideia da dupla de professores foi aguçar a curiosidade dos estudantes e, por meio do projeto Kart 5.0, aplicar os conhecimentos das disciplinas de física, como o movimento dos corpos, a termologia no processo de solda, a eletricidade dos circuitos, o atrito na frenagem dos pneus e a aerodinâmica com a construção da carenagem. A química entrou na análise do processo de combustão e a matemática cuidou do dimensionamento de cada parte e peça.
Com o desenvolvimento do processo de aprender a trabalhar com as ferramentas, os alunos ainda põem a mão na massa, dentro da filosofia da “cultura maker”, uma tendência mundial adotada pela escola, que tem como objetivo estimular a autonomia, o protagonismo e a colaboração entre os colegas. “Os alunos aprendem a trabalhar em equipe sob a nossa orientação e supervisão, desenvolvendo o conhecimento e a prática com ferramentas manuais”, explica o professor Leon Denis. Depois de desenvolver o projeto, eles partiram para a parte prática de cortar as ferragens e soldá-las. “Tudo isso exigiu conhecimento que foi desenvolvido ao longo das etapas”, esclarece o professor.
A adolescente Isadora Domingos Freire, de 14 anos, diz estar se divertindo participando de todas as etapas do projeto. “O que mais me marcou, até agora, foi fazer a soldagem dos metais para depois juntá-los na montagem do chassi”, se diverte a estudante, enquanto se surpreende ao ver que a construção e o funcionamento do kart envolviam tantas disciplinas. “Eu nunca havia pensado que o kart poderia envolver física, química e matemática para que o projeto fosse funcionar”, conta Isadora.
O objetivo é que até o fim do mês de outubro deste ano eles construam um kart funcional, com tração, sistema de freio e sistema de direção. Depois de pronto, o veículo será leiloado para financiar o projeto em 2023. Segundo o professor Maxmiliano, a nova proposta de aprendizagem trouxe vida e motivação para os estudantes envolvidos, que passaram a ver as disciplinas curriculares de forma diferente. “Os estudantes passaram a buscar soluções sem a necessidade de intervenção, o que mostra autonomia, e a compreender como o processo depende de etapas claras e definidas”, comemora o professor de Física. Com isso, os adolescentes vislumbram possibilidades futuras, tanto de aprendizagem, quanto de profissões. “Este projeto é fundamental para abrir a mente e os horizontes dos estudantes. Uma experiência única, que será levada para a vida deles e, mais uma vez, a Escola Interamérica está à frente, inovando”, conclui Maximiliano.
E os resultados já começam a aparecer. Isadora afirma que a grande lição foi perceber que tudo começa com um bom planejamento, organização e foco em resultado, aprendizado que pretende levar para outras áreas de vida e do seu futuro profissional. “Sem contar que o projeto já está me ajudando a desenvolver mais a proatividade, o pensamento questionador e o trabalho em equipe”, arremata a estudante.