Alunos da Escola Canadense de Goiânia são classificados para simulação de reunião da ONU*
Evento mostra o funcionamento de organismos internacionais como a ONU, e nacionais como a Câmara dos Deputados, com o intuito de resolver questões contemporâneas ou históricas de relevância mundial. Última fase acontecerá na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos
Os estudantes do 8º e 9º ano da Escola Canadense Maple Bear Goiânia receberam nesta quarta-feira (19), os certificados de participação do projeto Model United Nations (MUN) e de classificação para o Modelo Internacional do Brasil (MIB), que acontecerá em dezembro, em Brasília (DF). O MUN é uma dinâmica de simulações da Organização das Nações Unidas (ONU), que na Maple Bear foi realizada nos dias 24 e 25 de março, e intermediada pela Internationali Negotia, fundadora do conceito de simulações em escolas no Brasil e uma das 10 maiores organizações de simulações do mundo.
Durante o evento acadêmico, os participantes atuaram de forma diplomática representando países ou organizações dentro do cenário político com o objetivo de debater e solucionar as problemáticas globais propostas a cada comitê. Assim como grandes diplomatas, os alunos se envolveram nas discussões mais importantes da atualidade debatidas na ONU.
Os 18 mais bem avaliados foram selecionados para o segundo estágio do programa, o MIB, que é a etapa final do campeonato nacional de simulações envolvendo alunos de todo o Brasil, do 6º ano do Ensino Fundamental ao terceiro do Ensino Médio. A conferência simula o funcionamento de organismos internacionais como a ONU, e nacionais como a Câmara dos Deputados. Assim, os “delegados” se reúnem para encontrar a solução de uma problemática contemporânea ou histórica de relevância mundial.
“A disputa foi muito acirrada e eles se empenharam muito. Tanto que, eles que estão no Ensino Fundamental II, conquistaram notas equivalentes a alunos de Ensino Médio. Isso mostra o nível elevado dos estudantes”, afirma a secretária-geral do evento, Ingrid Santana.
No âmbito estudantil, os “delegados” demonstraram habilidades excepcionais de comunicação, liderança, negociação, resolução de problemas e trabalho em equipe. O engajamento dos representantes do futuro reafirma o poder da juventude na busca por soluções globais e através do contato com pessoas de todo o país, possibilita um poderoso intercâmbio cultural. O vencedor do MIB Final terá a oportunidade de representar o Brasil na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
“Acredito que uma das lições mais importantes que esses jovens aprenderam com essa simulação é que violência jamais deve ser vista como uma forma de resolver conflitos. Isso é atemporal e eles devem levar para a vida. O diálogo é sempre a melhor via”, completa a diretora-geral da Maple Bear, Sabrina Oliveira.