Alunos do Colégio Simbios representam Goiás em etapa nacional do F1 in Schools

No momento, você está visualizando Alunos do Colégio Simbios representam Goiás em etapa nacional do F1 in Schools

Valorizando o automobilismo, projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1 reúne equipes de todo o Brasil para competir em uma pista de corrida em miniatura, com seu próprio protótipo de carro da categoria

Muito além de medalhas, prêmios e diplomas de participação, as olimpíadas do conhecimento promovidas nas escolas têm estimulado muitos jovens. Em formatos diversos, elas ajudam a despertar aptidões e descobertas no campo das ciências, matemática, novas tecnologias e muitas outras áreas do conhecimento. É um formato que também tem a capacidade de levar o nome de um Estado a níveis internacionais. E Goiás com sua liderança em Educação tem excelentes cases para compartilhar.
Um exemplo recente vem do Colégio Simbios, onde um grupo de alunos representam o estado na etapa nacional para escolas particulares do F1 in Schools, projeto realizado pela própria Fórmula 1. No dia 25 de março, a Scuderia Orion Racing, nome escolhido pela equipe goiana em homenagem a um prédio famoso da capital, estará em São Paulo para apresentar o seu protótipo de um carro de F1.

No grupo, formado por cinco alunos da terceira série do Ensino Médio mais um ex-aluno, agora estudante de Engenharia Civil, todos são apaixonados por automobilismo, e cada um assumiu uma função visando o sucesso na competição. Afinal, o objetivo não é “apenas” a criação de um veloz carro de Fórmula 1 em miniatura, é também uma preparação para o mundo profissional. Assim, os jovens competidores precisam pensar em marketing, patrocínio, plano de negócios e estratégias em mídias sociais, que levarão a apresentação de um trabalho consistente.

Na reta final para a competição, os estudantes estão confiantes na classificação para a etapa internacional do projeto. “Nossas expectativas estão nas alturas. Começamos o desafio como os favoritos entre os colégios particulares do país e, desde então, estamos trabalhando duro e a todo vapor para que tenhamos sucesso primeiramente na fase nacional, e então sermos convocados para a final internacional, o que acreditamos ser possível de alcançar”, avalia a líder do grupo, a aluna Maria Eduarda Santana, que deseja cursar engenharia mecânica, civil ou aeronáutica.

Inspiração e futuro
O grupo está abrindo caminhos para incentivar outros estudantes a participarem das próximas edições do F1 in Schools. São a primeira geração do Simbios a estar nesta competição. Além disso, com o projeto social que cada equipe precisa desenvolver de acordo com o regulamento, os jovens desejam reinserir o interesse pelo automobilismo na juventude atual e desmentir que o esporte morreu no Brasil. Outro foco é voltado às mulheres que, depois de anos, vêm sendo finalmente percebidas dentro do autoesporte. “Nossa ideia é oferecer instruções sobre mecânica e informações sobre as corridas para então extinguir a ideia de que esse mundo é exclusivamente dos homens”, pontua Maria Eduarda.

Apoio – a Scuderia Orion Racing vem trabalhando no projeto há mais de um ano. O apoio do Colégio Simbios, que tradicionalmente incentiva seus alunos a participarem de diferentes modalidades de Olimpíadas do Conhecimento ao longo do ano, tem sido fundamental para a entrega. Além de suporte em conhecimento, marketing e robótica, a escola tem intermediado o contato entre os alunos e possíveis patrocinadores, possibilitando a eles arcar com os custos do protótipo.
Segundo o Professor de Física e Coordenador de Olimpíadas do Colégio Simbios, Elton Pita, a participação nesse tipo de competição desenvolve uma infinidade de habilidades. Trabalhar em equipe, respeitar hierarquia, liderar e ser liderado, e especializar-se em resoluções de exercícios mais aprofundados são algumas delas.
“Essa olimpíada internacional organizada pela própria Fórmula 1 exige treinamento em softwares de engenharia mecânica, busca de patrocínios, logotipo próprio, controle de fluxo de caixa, divulgação em mídias e execução de projeto social. A equipe está de parabéns em todos esses processos e no cumprimento de todo o cronograma em busca da maior aceleração do minicarro numa pista de 20 metros. Estamos na torcida”, destaca Pita.

A Scuderia Orion Racing

  • Maria Eduarda Santana, Líder (3ª série)
  • João Lucas Cicatelli, Diretor de Mídias Digitais (3ª série)
  • Guilherme Barsanulfo, Diretor de Marketing (3ª série)
  • Caio de Araújo, Diretor Financeiro (3ª série)
  • Ana Luiza Ferreira, Engenheira de Design (3ª série)
  • Gabriel Bonadio, Engenheiro-Chefe (Cursando Engenharia Civil)

Sobre o Simbios
Com uma proposta educacional embasada na longa experiência de seus fundadores em sala de aula – Carla Borges, Valdir Faria, Walfredo Pereira e Adriano Medeiros – o Colégio Simbios foi fundado em 2011, em Goiânia. Hoje é referência no mercado pelo ensino de qualidade e pelos excelentes resultados em exames pré-vestibulares. Atestando a afirmação, é a instituição com o índice mais alto de aprovação no Centro-Oeste. Em 2022, ampliou sua atuação, proporcionando um ciclo de formação ainda mais completo por meio do Colégio Simbios Young, destinado à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental.

O projeto pedagógico adotado prevê uma educação transformadora, o desenvolvimento de competências socioemocionais, bem como habilidades de relacionamento, autocontrole e responsabilidade na tomada de decisões. Entre os diferenciais, também está o ‘Programa de Inteligência Emocional’, destinado ao Ensino Médio, que oferece métodos de estudos e de planejamento, técnicas de relaxamento e meditação. No Ensino Fundamental destaca-se e o ‘Programa Socioemocional EDUCA21’, que auxilia o desenvolvimento da Inteligência Emocional a partir da discussão de temas importantes, como relacionamento interpessoal, bullying, entre outros, fundamentais na criação de pilares socioemocionais.

Deixe um comentário