A fila de espera para produção das peças conta com mais de 250 pedidos
Logo em 2020, um dos anos mais desafiadores para o mercado brasileiro e para a sociedade em geral, Bárbara Maciel fundou o Maciel Atêlie, uma joalheria em que ela mesmo participa de todo o processo da produção das peças artesanais.
“O Maciel Ateliê nasceu em meio ao caos de 2020 com a intenção de criar joias com significado único e particular, no meio de tanta dor, que foi o ano do início da pandemia, ele veio com intuito de espalhar amor”, conta Bárbara Maciel, Fundadora e Artesã do Maciel Ateliê.
A arte sempre esteve presente na vida da Bárbara, antes mesmo da loja nascer. Ela é formada em Computação gráfica, Design de Interiores e também chegou a cursar Arquitetura, mas não finalizou, pois foi quando decidiu fundar a joalheria. A partir desse momento, começou a se dedicar em se especializar nas jóias, se formou em Joalheria Artesanal, fez cursos de Cravação e diversos outros dentro da área, online e também presencial.
“Eu costumo dizer que eu não larguei arquitetura, atualmente eu ainda projeto sonhos, mas em uma escala um pouco menor”, declara a Artesã.
Bárbara começou a joalheria artesanal por não gostar muito do que via na tradicional, ela buscava joias diferentes e não encontrava. Além disso, percebeu que muitas pessoas passavam pela mesma situação de procurar algo especial nas lojas e não achar. Unindo seu amor pela arte e essa lacuna que encontrou no mercado, ela fundou o Ateliê e por esse motivo ele cresceu muito em pouco tempo. Atualmente ele vende para o Brasil inteiro e é uma das maiores joalherias artesanais do Estado de São Paulo. A loja tem um faturamento de mais de 60K por mês.
Um dos diferenciais da joalheria é a proximidade que a Bárbara tem com os clientes. Ela participa do processo do início ao fim, a elaboração das peças é completamente manual, feito por ela, no próprio ateliê, toda a parte de fundição e acabamento também. As joias são todas feitas de prata e ouro.
“Eu tenho a necessidade de conhecer cada cliente, me aprofundar nas suas histórias para conseguir elaborar o que desejam, fazer realmente parte de um momento tão especial”, confessa Bárbara.
O Maciel Ateliê não trabalha com jóias a pronta entrega, justamente por priorizar a elaboração do começo ao fim. O recomendado é que os pedidos sejam feitos com três meses de antecedência, para que todo o processo desde a idealização até o produto final seja feito com calma e personalizado. Hoje, a joalheria conta com
250 a 300 pedidos na lista de espera.
“As alianças, por exemplo, são feitas juntas, desde a fundição até o acabamento final, porque eu acredito que elas começam juntas para terminarem juntas e assim, consigo colocar todo o cuidado e carinho que desejo para a relação”, finaliza Bárbara.