Benefícios da comida japonesa

No momento, você está visualizando Benefícios da comida japonesa

Não é apenas a culinária japonesa que merece alguns cuidados, todas as outras também precisam, mas como esse tipo de comida sempre teve uma “fama” entre as pessoas de ser saudável, é importante ressaltar que o consumo merece, sim, algumas cautelas. No entanto, a cozinha oriental também oferece muitos benefícios a saúde. Veja alguns:

Peixe
Truta, salmão e atum são espécies muito utilizadas e elas são aliadas do coração e do cérebro, porque elas possuem ômega 3, uma gordura boa, chamada gordura poli-insaturada. Os benefícios mais conhecidos do ômega 3 é a proteção da saúde cardiovascular e cerebral. “O ômega 3 é formado pelo EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido docosahexaenoico) esses ácidos graxos essenciais, são chamados assim, pois nosso corpo não produz.  Quando ingeridos, essas gorduras, tem a função de formar uma camada lipídica em volta da célula. E quando as membranas celulares estão repletas desses ácidos, as funções das células funcionam melhor, prevenindo e reduzindo o risco de diversas doenças, no coração, no cérebro e até nos olhos”, detalha a nutricionista da Banca do Ramon.

Gengibre
O gengibre tem ação anti-inflamatório e ainda favorece a digestão. Além de auxiliar a neutralizar o sabor entre um prato e outro. Para quem quer emagrecer também é um ótimo aliado, pois ajuda a acelerar a queima de gordura.

Tofu
Esse queijo vegetal é muito consumido nos países asiáticos. É uma fonte de proteína, de magnésio, zinco, cobre e vitamina B1. “Alguns estudos mostram que o tofu pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, câncer de mama e de próstata e também combate o envelhecimento precoce. No entanto, como é feito da soja, o ideal é que seja orgânica, para não correr o risco de ingerir um alimento com uso de agrotóxico”, aconselha a nutricionista.

Chá verde
Muitos restaurantes oferecem durante ou após a refeição, o chá verde.  Além de ser antioxidante, auxilia muito na digestão. E é um hábito bem tradicional dos japoneses.

Cogumelo
O cogumelo é bastante utilizado na cozinha japonesa e eles possuem propriedades antioxidantes, tem poucas calorias e carboidratos, tem mais proteínas e ajudam a aumentar a imunidade e são fontes de zinco e vitamina B12. Os cogumelos utilizados nesta culinária são shitake e shimeji e para quem não quer sair da dieta, moderação com os molhos que acompanham.

Pepino e algas
O pepino é muito utilizado na culinária oriental, e de acordo com Gazarra é um vegetal que tem em sua composição 95% de água. “Por conta da quantidade de água ajuda na hidratação. Além de ter baixa caloria, tem potássio e fibra na composição. As algas, presentes, no sushi e temaki são boa fonte de fibras também”, finaliza.

Deixe um comentário