Maior festival de literatura, cultura e entretenimento do Brasil, Bienal do Livro, também confirma a participação de mais autores, como Itamar Vieira Junior, Elisa Lucinda, Tati Bernardi e Brynne Weaver
Em 2025, quando o Rio de Janeiro recebeu o título de ‘Capital Mundial do Livro’ pela UNESCO, a Bienal reinventa essa tradição com o conceito inovador de Book Park – um parque de diversões literário onde narrativas ganham vida em experiências imersivas e o livro segue como grande protagonista. Além disso, os ingressos começaram a ser vendidos a partir das 18h desta segunda-feira, dia 14 de abril. O festival acontece entre os dias 13 e 22 de junho, no Riocentro, na Barra Olímpica, Zona Oeste do Rio.
A partir de maio, os bienalers terão uma facilidade extra na palma da mão: no aplicativo oficial do festival, será possível montar a própria agenda, organizar a sua lista de compras, acompanhar a programação completa, acessar o mapa do evento e receber notificações em tempo real. Além disso, os leitores poderão criar sua biblioteca virtual, avaliar e trocar opiniões de suas leituras e compartilhar experiências no que será uma nova rede social para amantes dos livros.
Dentre as experiências imersivas que prometem encantar o público no Book Park, a Roda Gigante Leitura nas Alturas Light é um dos destaques. A atração oferece cabines personalizadas com personagens e áudios relacionados aos livros. Além disso, ela reúne diversas editoras em ativações criativas, como a Panini, com a ‘Turma da Mônica’. Também participam a Intrínseca, com ‘Percy Jackson’, a HarperCollins Brasil, com ‘As Crônicas de Nárnia’, e a Melhoramentos, com ‘Stitch’. As editoras Ciranda Cultural, VR Editora, Darkside, Skeelo, Companhia das Letras, Arqueiro, Planeta de Livros, Record e Globo Livros também levam surpresas preparadas especialmente para a novidade.
Imersão literária e sensorial com mistérios, aventuras e encontros surpreendentes na Bienal do Livro
Já o Labirinto de Histórias Paper Excellence convida o visitante a mergulhar em um espaço interativo onde os livros ganham vida de forma lúdica e sensorial. Primeiramente, quatro editoras embarcam nessa jornada: a Globolivros. Ela leva o público para dentro de ‘Uma Janela Sombria’, de Rachel Gillig, o primeiro título da duologia ‘O Rei Pastor’. Além disso, a Companhia das Letras, pelo selo Bloom Brasil, apresenta as séries ‘Hades & Perséfone’, de Scarlett St. Clair, e ‘Covenant’, de Jennifer Armentrout. Por outro lado, a Darkside convida a revisitar os clássicos ‘Wicked’ e ‘Alice no País das Maravilhas’ sob um novo olhar. Por fim, a Record aposta no universo de ‘Corte de Espinhos e Rosas’, série repleta de magia, romance e intrigas, da autora Sarah J. Maas.
Para os fãs de mistério, o Escape Bienal Estácio é uma atração imperdível. Com quatro cenários literários desenvolvidos em conjunto com editoras, o espaço traz enigmas e desafios inspirados em thrillers de sucesso. Um desses encontros imersivos terá a “presença” da aclamada escritora britânica Agatha Christie, em parceria com a editora Harper Collins, ícone do romance policial.
Desafios literários e encontros vibrantes: uma nova forma de viver a literatura.
Já a Companhia das Letras propõe um desafio eletrizante: desvendar o misterioso desaparecimento do autor Raphael Montes. Enquanto isso, a editora Arqueiro mergulha no clima tenso de ‘A Empregada’, thriller psicológico de Freida McFadden. A Ediouro, por sua vez, desafia os participantes a decifrar os mistérios envolventes dos thrillers de Cara Hunter.
Com um olhar voltado para a convivência e a troca literária, a nova Praça Além da Página Shell surge como um espaço vibrante. Além disso, é um local onde as comunidades leitoras se encontram para viver a literatura de forma plural e criativa. Ali, encontros com autores em formatos surpreendentes se misturam a atrações musicais, apresentações, gincanas, festas e até trends das redes sociais. Inspirada na ideia de que os livros podem transformar vidas, a proposta é destacar como um enredo ou personagem pode marcar o leitor. Ademais, tudo isso acontece em um ambiente único e ao ar livre.

Na Capital Mundial do Livro, a Bienal mais importante da história
Em primeiro lugar, o maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país apresenta uma edição especial repleta de diversidade e transversalidade em sua programação. Além disso, essa edição valoriza profundamente a construção em rede, fomentando o intercâmbio entre diferentes agentes culturais. Como resultado, o evento se transforma em uma verdadeira comunidade literária, viva e pulsante. Nesse contexto, a curadoria potente mergulha na vibração dessa festa literária tão simbólica.
Afinal, este é o ano em que o Rio de Janeiro comemora o título de Capital Mundial do Livro, concedido pela UNESCO. Portanto, o evento estimula o pensamento coletivo, a conexão e a convergência que nos une sob o lema: “Todos na mesma página”. E as novidades não param por aí — ao longo dos próximos dois meses, o público pode esperar novas revelações empolgantes. Afinal, diversos nomes e atrações seguirão sendo anunciados, gerando ainda mais expectativa para o festival. Com isso, o evento amplia seu alcance e consolida sua força como um dos maiores encontros culturais do país.
Coração pulsante da Bienal e arena de grandes encontros e experiências imersivas, o Palco Apoteose Shell promete reunir autores consagrados e personalidades em 40 painéis e mais de 70 horas de conteúdo, conectando o público a debates inspiradores, conversas memoráveis e reflexões sobre o universo literário.
Com curadoria da escritora Thalita Rebouças, da romancista Clara Alves, da cineasta Rosane Svartman e da produtora Clélia Bessa, ali estarão grandes nomes da cultura pop e literária, que mobilizam o grande público. Dentre as presenças internacionais confirmadas, estão Brynne Weaver, canadense que está redefinindo os limites do romance contemporâneo, as norte-americanas de romances young adultsAlexene Farol Follmuth e Lynn Painter, a britânica prestigiada por seus romances policiais Cara Hunter, e o escritor norte-americano mestre dos enigmas G.T Karber.
Presenças que inspiram diferentes gerações
Entre os nacionais, sobem ao palco Itamar Vieira Junior com sua obra ‘Torto Arado’ adaptada para diferentes linguagens, a psicanalista e professora Ana Suy, autora do fenômeno editorial ‘A gente mira no amor e acerta na solidão’, e a best seller Carina Rissi, autora da série de livros ‘Perdida’. Outra novidade é a presença de Raphael Montes, autor de ‘Jantar Secreto’, roteirista da série ‘Bom Dia Verônica’ e da novela ‘Beleza Fatal’ e o best sellerVitor Martins, com obras direcionadas ao público jovem e reconhecidas pela representatividade LGBTQIA+.
Por um lado, a programação do Apoteose será enriquecida com um quadro dinâmico e interativo voltado especialmente aos pré-adolescentes. Por outro, essa proposta garante uma experiência vibrante e totalmente conectada com o universo middle grade, despertando o interesse desse público em formação. Em um primeiro momento, as sessões da programação intitulada Curto-Circuito prometem reunir um mix de influências criativas e contemporâneas. Em complemento, essas atividades transitam entre histórias de livros e telas, explorando o conceito de leituras elásticas, que valoriza a pluralidade das linguagens narrativas.
Os encontros ocorrerão aos sábados e domingos, pela manhã. Novos autores, criadores de conteúdo digital e nomes já conhecidos desse grande público de 9 a 12 anos serão as grandes atrações, como Iberê Thenório, criador do canal Manual do Mundo, e a youtuber Maidy Lacerda. A curadoria é da pedagoga e jornalista Carolina Sanches.
Diálogos literários e performances no palco da reflexão
Já o tradicional Café Literário Pólen, espaço intimista que completa 25 anos, contará com 31 painéis e mais de 60 horas de conteúdo. O ambiente receberá autores consagrados, pensadores e personalidades para dar voz às relevantes discussões contemporâneas. Para começar, entre os confirmados estão o escritor e professor Jeferson Tenório, além da roteirista, romancista e cronista Tati Bernardi. Na sequência, destacam-se também a escritora paulista e revelação da literatura contemporânea Aline Bei, a atriz e poetisa Elisa Lucinda, bem como o youtuber Chavoso da USP. Por fim, completam a lista a premiada jornalista Eliana Alves Cruz, o escritor Alberto Mussa e o autor Itamar Vieira Junior.
Neste ano especial, os curadores da programação do espaço são o ator Lázaro Ramos, a roteirista Bianca Ramoneda, a jornalista Flávia Oliveira, o escritor e influenciador Pedro Pacifico (Bookster), além do professor Luiz Antônio Simas.
Pela segunda edição, o formato Páginas no Palco, sob curadoria de Bianca Ramoneda, ganha destaque novamente. Isso porque ele abriga performances, leituras e monólogos de grandes personalidades do teatro, com peças adaptadas diretamente dos livros. Já o Páginas na Tela, sucesso da última edição, retorna com força total. Sob curadoria de Rosane Svartman e Clélia Bessa, o projeto conecta as narrativas do entretenimento, abrangendo filmes, séries, novelas e plataformas de streaming. Ambos os formatos ocupam o Palco Apoteose e o Café Literário.
Uma jornada lúdica e interativa no universo dos livros e quadrinhos
Para o desenvolvimento da experiência leitora entre as crianças, a Bienal traz uma biblioteca surpreendente, criada para explorar o livro a partir de outras formas, tecnologias e arquiteturas. Um lugar sem paredes e absolutamente lúdico, que funciona como um portal para o futuro. Na Biblioteca Fantástica – o novo espaço de 500m² dedicado ao público infantil – os pequenos leitores, suas famílias e professores serão transportados para uma nova perspectiva: livros viram túneis, páginas voam, personagens interagem, histórias se tornam labirintos e a leitura passa a ser uma aventura física, tangível e divertida. Essa grande brincadeira tem curadoria da agência de conhecimento LERConecta, formada pelo trio Rona Hanning, Carolina Sanches e Martha Ribas.
Após sucesso em 2023, o Artists Alley, espaço dedicado à cultura dos quadrinhos, retorna ainda mais forte com curadoria do jornalista Sidney Gusman, referência no tema. O espaço contará com o que há de melhor em criatividade e talento nos quadrinhos e no universo geek, explorando trabalhos de grande impacto visual e narrativo que dão vida aos personagens preferidos do público. Em uma área de 300m², 32 artistas – entre ilustradores, roteiristas e quadrinistas – irão se apresentar, contribuindo com experiências marcantes para o público.

Garanta seu ingresso
A venda de ingressos, iniciada dois meses antes do festival, facilita a organização dos leitores e fãs que costumam vir de outras cidades, especialmente este ano, quando a Bienal coincide com o feriado de Corpus Christi, ótima oportunidade para quem quer curtir o festival sem pressa. Os interessados poderão fazer a compra pelo site oficial da Bienal do Livro Rio. Os ingressos custam R$ 42 (inteira) e R$ 21 (meia). Professores e bibliotecários têm acesso gratuito/desconto, com a apresentação da carteira profissional.
Já aqueles que quiserem brincar na roda gigante também podem adquirir o ticket antecipadamente na hora da compra do ingresso. O ticket custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) por pessoa.
Para esta edição, o serviço de transporte privado será ampliado em rotas estratégicas, facilitando o acesso ao Riocentro. Os horários e pontos de embarque estarão disponíveis também no site do evento.
Realizada pela GL events Exhibitions em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), a Bienal do Livro Rio 2025 tem patrocínio da Shell na cota Apresenta e deve reunir mais de 600 mil pessoas durante os dez dias de festival.

Créditos das Fotos: Divulgação