A marca pioneira na moda brasileira apresenta sua linha couture neste domingo, 24, no Memorial da América Latina em São Paulo
Reinaldo Lourenço, um dos maiores nomes da moda do país, apresenta na tarde deste domingo (24), no Memorial da América Latina, em São Paulo, o desfile da sua nova coleção de alta costura. Mestre na construção da alfaiataria e peças icônicas, esse ano comemora 40 anos e reforça sua identidade criativa, levando à máxima potência o savoir-faire artesanal ao qual seu atelier se dedica diariamente.
Inspirado nos anos 50 de Charles James, um dos designers de moda mais influentes do século 20, as peças passeiam entre o masculino e feminino, a natureza e o espírito animal. E, claro, um expressivo trabalho manual, com detalhes minuciosos, bordados, adereços, tudo criado nos mínimos detalhes.
“Quando criança eu observava minha mãe costurar e dava palpites, assim fui aprendendo, aperfeiçoando e com 15 anos já fazia camisas e vendia para os amigos. Sou apaixonado por moda, estou muito feliz em celebrar 40 anos de trajetória de uma marca, que construiu sua própria identidade e que veste a mulher contemporânea, que gosta de moda, design e tem prazer em se vestir”, conta Reinaldo Lourenço.
Após o desfile, as peças podem ser encomendadas no atelier de Reinaldo, e serão reconstruídas no corpo de cada cliente, como pede a alta-costura. Cada modelo leva em torno de três meses para ficar pronto, envolvendo de três a quatro provas.
Nascido em Presidente Prudente (SP), o estilista, aos 11 anos, já desenvolvia as próprias roupas e, quatro anos depois, já vendia camisas para os amigos. Reinaldo trabalhou ao lado de Gloria Coelho e como produtor de moda com Costanza Pascolato na Editora Abril. Estudou também na França no Studio Berçot com a diretora Marie Ruckie. Em 1984, lançou a marca homônima e que atualmente conta com uma loja própria no shopping Iguatemi em São Paulo e 50 multimarcas que trabalham com a marca em todo Brasil.
A abertura do desfile vai contar com um vídeo desenvolvido em parceria com Estúdio Bijari estrelado pela modelo Maria Klauman da agência Mega, que vai transportar o espectador para outra dimensão. “Criamos um ambiente em tom sci-fi em que a modelo se veste para um baile de gala no futuro com um look que se materializa a partir da fusão de seu corpo com as pintas de um leopardo”, explica Maurício Brandão, sócio do Bijari.