Apenas 46 unidades de cada versão do BMW M4 CS (Sport e Style) serão produzidas, número alusivo ao utilizado pelo piloto em toda sua carreira. Rossi participou ativamente de todos os detalhes de criação dos modelos. Além disso, os compradores terão o privilégio de conhecer Valentino em seu rancho em um encontro exclusivo.
Poucos pilotos no mundo se destacam pela habilidade, pelos títulos e pelo carisma. Um deles, além das características citadas anteriormente, foi o responsável por eternizar um número ao longo da sua carreira. O icônico 46, presente nas motos e no BMW M4 GT3 de Valentino Rossi (ITA), ganhará uma série muito especial em sua homenagem. Trate-se do BMW M4 CS Edition VR46, o modelo perfeito para marcar o 46º aniversário do nove vezes campeão mundial de motocicletas e atual piloto de fábrica da BMW M.
Produzida na fábrica do BMW Group em Dingolfing, a edição exclusiva está disponível em duas versões de design distintas: Sport e Style. O próprio “The Doctor” esteve pessoalmente envolvido no processo de customização das duas versões, ambas construídas em uma tiragem limitada de 46 carros. O número mundialmente famoso, marca registrada de Rossi, destaca-se em vários lugares dentro e fora do BMW M4 CS Edition VR46 – por exemplo, nas portas e no teto, feito de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP).
A compra de um BMW M4 CS Edition VR46 também inclui uma experiência única na vida, que inclui um encontro pessoal exclusivo com Valentino Rossi em sua casa – o VR46 Motor Ranch em Tavullia (ITA) – e uma BMW M Driving Experience no circuito de corrida de Misano (ITA).
“Não há outra marca que tenha o automobilismo tão profundamente enraizado em seu DNA quanto a BMW M. Tenho orgulho de ser um piloto de fábrica da BMW M e de compartilhar essa paixão. O fato de haver agora uma edição especial VR46, na qual estive envolvido desde o início do processo de design, me deixa orgulhoso. Quando eu cruzar com um BMW M4 CS Edition VR46 na estrada ou na pista de corrida mais tarde, será muito legal”, diz Valentino Rossi sobre a edição e a colaboração com a BMW M.
Acabamentos de pintura exclusivos BMW Individual e detalhes especiais exteriores e interiores
Uma das diferenças do BMW M4 CS Edition VR46 em relação ao BMW M4 CS está nos dois acabamentos de pintura exclusivos BMW Individual, que combinam com as superfícies de carbono expostas, como os detalhes no capô. Outros elementos distintos incluem detalhes exteriores e interiores exclusivos. O conceito de cor das versões de design se inspira nos tons preferidos de Valentino Rossi e em seu estilo visual expressivo. O modelo “Sport” tem acabamento Marina Bay Blue, com um enorme “46” em Tanzanite Blue mais escuro em ambos os lados.
Na variante “Style”, a carroceria é Frozen Tanzanite Blue, enquanto o número “46” aparece em Frozen Marina Bay Blue. Em referência ao esquema de cores favorito de Rossi, a grade em forma de rim do BMW M exibe contorno amarelo. Um dos raios em V das rodas também segue essa tonalidade e, como em carros de corrida, indica a posição da válvula do pneu. Além disso, as pinças de freio com logotipo M e a faixa de destaque mantêm a mesma cor. O teto de fibra de carbono e as laterais pintadas à mão exibem um grande logotipo VR46 em amarelo, acompanhado da assinatura de Rossi. A porta traseira traz as letras VR46.
Os detalhes em amarelo continuam no interior, predominantemente Night Blue. Os bancos M Carbon tipo concha possuem estofamento em couro Merino Preto/Night Blue. O Amarelo São Paulo na área dos ombros em Alcantara cria contraste. Os apoios de cabeça e os frisos das soleiras das portas apresentam o logotipo VR46 amarelo. O volante M Alcantara, com três raios e aro plano, possui costura contrastante amarela e marcador central. O console central de fibra de carbono traz o emblema “1/46”, identificando cada Edition VR46 como parte da tiragem limitada.
Motor de seis cilindros em linha com 550 cv
O coração pulsante do BMW M4 CS Edition VR46 é um motor de seis cilindros em linha de 3,0 litros de alta rotação. Ele vem equipado com tecnologia M TwinPower Turbo, garantindo máxima eficiência e desempenho. Desde o início do desenvolvimento, os engenheiros projetaram essa unidade de potência com foco no desempenho em pista. Além disso, os ajustes elevaram a pressão máxima de carga dos dois turbocompressores mono-scroll para 2,1 bar. Esse ajuste, aliado a otimizações no gerenciamento do motor, aprimora ainda mais sua performance.
Como resultado, o motor desse modelo especial agora gera impressionantes 550 cv. A transmissão M Steptronic de oito velocidades leva essa potência diretamente para a estrada. Além disso, conta com o sistema de tração integral inteligente M xDrive e o diferencial ativo M, garantindo controle e estabilidade. Graças a essa configuração, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em apenas 3,4 segundos. Enquanto isso, a marca de 200 km/h é atingida em impressionantes 11,1 segundos. Por fim, a velocidade máxima do modelo, equipado de fábrica com o M Driver’s Package, é eletronicamente limitada a 302 km/h.
Encontro exclusivo com Valentino Rossi na Itália
Um bônus exclusivo que vem com a compra de um BMW M4 CS Edition VR46 é a oportunidade de desfrutar de uma experiência muito especial de dois dias na Itália. O primeiro dia apresenta uma visita ao VR46 Motor Ranch em Tavullia, incluindo um churrasco e uma chance de conversar com o próprio Valentino Rossi. No segundo dia, você irá para o Misano World Circuit Marco Simoncelli para uma experiência especial de direção BMW M com os modelos mais recentes da BMW M. Rossi, ao volante de um BMW M4 GT3, venceu as corridas da GT World Challenge Europe Sprint Cup em seu circuito “de casa” em 2023 e 2024.
46 – Marca registrada de um piloto excepcional
O número 46 acompanhou Valentino Rossi ao longo de sua extraordinária carreira como piloto de motociclismo e piloto de corrida, e se tornou ainda mais uma marca registrada do que seu apelido “The Doctor” ou “Il Dottore”. Tendo visto seu pai Graziano Rossi correr de motocicleta com o número 46, Valentino também optou pelo 46 desde o início de sua carreira – e nunca o trocou pelo número 1 quando se tornou campeão mundial, como seria seu direito.
Valentino Rossi conquistou seu primeiro título mundial na classe 125cc em 1997. Dois anos depois, ele acrescentou o título da classe 250cc. Em 2000, subiu para a categoria mais prestigiada do Grand Prix, a 500cc, onde conquistou o título mundial em 2001. No ano seguinte, essa categoria foi substituída pela MotoGP, e Rossi manteve seu domínio. Além disso, até 2005, ele já havia conquistado mais quatro títulos mundiais.
Posteriormente, os campeonatos de número oito e nove vieram em 2008 e 2009. Com nove títulos e 115 vitórias no Grand Prix, Rossi se tornou um dos três pilotos mais vitoriosos da história. Além disso, consolidou-se como um ícone global do automobilismo e do estilo. A VR46 virou uma marca mundial. Como homenagem, sua cidade natal, Tavullia, reduziu o limite de velocidade local de 50 km/h para 46 km/h.
Piloto de fábrica da BMW M desde o início de 2023
Quando se aposentou de sua carreira de motociclista no final da temporada de 2021, Valentino Rossi voltou sua atenção exclusivamente para as corridas de carros, tendo já participado de vários testes em carros de corrida de Fórmula 1 e feito participações especiais em ralis e corridas de resistência. Desde o início da temporada de 2023, ele é um piloto de fábrica da BMW M, exercendo sua profissão ao volante de um BMW M4 GT3 para a BMW M Team WRT em séries que incluem o GT World Challenge Europe e o Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) – que inclui as 24 Horas de Le Mans (FRA). No início de fevereiro de 2025, ele terminou em segundo lugar em um BMW M4 GT3 nas 12 Horas de Bathurst (AUS), a rodada de abertura do Intercontinental GT Challenge (IGTC) desta temporada.



