O prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor Avelar, presidirá a FGM pelos próximos quatro anos. Por outro lado, a AGM ficará sob a liderança do prefeito de Hidrolândia, Zé Délio, durante o biênio 2025/2026.
O governador Ronaldo Caiado participou, na tarde desta segunda-feira (22/4), em Goiânia, da solenidade de posse das novas diretorias da Federação Goiana de Municípios (FGM) e da Associação Goiana de Municípios (AGM). Durante o evento, foi anunciado que, pelos próximos quatro anos, o prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor Avelar, presidirá a FGM. Além disso, o prefeito de Hidrolândia, Zé Délio, estará à frente da AGM para o biênio 2025/2026. Vale destacar que, pela primeira vez, as duas entidades realizaram uma cerimônia unificada de posse.
“Tudo aquilo que sempre almejei na minha vida está se realizando hoje em relação à política municipalista. Essa é uma data extremamente relevante, é algo memorável em relação a esse nível de aglutinação de forças que construímos para chegar a esse resultado final, que é consagrador em relação à política de governo. Ou seja, governo do Estado e os 246 municípios trabalhando com o único objetivo, que é melhorar a vida dos goianos”, destacou Caiado.
O evento, realizado no Palácio das Esmeraldas, reuniu cerca de 100 prefeitos, além de lideranças de todas as regiões do estado. Nesse sentido, a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, destacou que esse feito se dá devido ao papel do chefe do Executivo goiano como um grande municipalista. Ela ressaltou, ainda, a importância dessa união para o fortalecimento dos municípios e o desenvolvimento de Goiás. “Hoje Ronaldo Caiado conta com o apoio da maioria dos prefeitos e as ações do Estado chegam a todos os municípios”, frisou a primeira-dama.
Presente no evento, o vice-governador Daniel Vilela desejou sucesso aos empossados e falou sobre a importância do trabalho em conjunto das entidades. “Esse trabalho em parceria faz com que tenhamos uma representação qualificada dos prefeitos no Estado de Goiás”, salientou.


Empossados
Eleito em janeiro, em chapa única, Zé Délio recebeu apoio expressivo de vários gestores municipais. Em seu discurso de posse, o prefeito falou sobre o papel da instituição, que tem 66 anos de existência e tem “feito a diferença na vida dos municípios goianos, assessorando prefeitos e prefeitas nos mais longes quadrantes do Estado”. A entidade segue com a missão de representar os interesses dos municípios goianos junto aos poderes estadual e federal.
Na FGM, Paulo Vitor foi eleito neste mês com mais de 90% dos votos válidos e irá comandar a entidade para o quadriênio 2025-2029. “Recebo este desafio com muita humildade. Vivemos um momento decisivo, de pautas severas que impactam diretamente a vida dos nossos municípios”, relatou o prefeito de Jaraguá ao citar tópicos como a desoneração da folha, aumento dos repasses e o fortalecimento da autonomia municipal.
“Tenho certeza que o Paulo Vitor vai ser um grande presidente, ajudando todos os municípios”, afirmou o ex-prefeito de Campos Verdes de Goiás, Haroldo Naves, que deixa o cargo. “As duas entidades estão unidas e com certeza vão permanecer assim”, disse o ex-prefeito de Goianira, Carlão da Fox, que deixou a presidência da AGM.
A nova diretoria da FGM reúne representantes de todas as regiões do estado, incluindo nomes como Allan Paes Xavier (Crixás) e Ana Paula Lima de Oliveira Machado (Rio Quente). Além disso, a diretoria conta com representantes como Marcelo Martins de Paiva (Anhanguera), Claudiomar Contin Portugal (Acreúna) e Argemiro Rodrigues Santos Neto (Caiapônia), entre outros. Ademais, a diretoria conta com uma diversidade de representantes de várias localidades, o que garante uma visão ampla e integrada para o futuro da FGM.
Também compõe a nova diretoria da AGM os prefeitos de Trindade, Marden Júnior (1º vice-presidente); de Caiapônia, Argemiro Rodrigues (2º vice-presidente). Além dos demais membros dos conselhos deliberativos, de ética e avaliação. Dessa forma, a nova gestão se fortalece com a presença de prefeitos e membros dos conselhos, que desempenharão papéis essenciais nas decisões estratégicas.


Fotos: Adalberto Ruchelle e Walter Folador