Caiado pede apoio da bancada federal goiana para aprovação do Propag

No momento, você está visualizando Caiado pede apoio da bancada federal goiana para aprovação do Propag

Ao lado da coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, governador recebeu parlamentares para jantar de confraternização. Ele argumentou que mudança no regime da dívida abrirá espaço para aumento de R$ 3 bilhões nos recursos destinados a investimentos

O governador Ronaldo Caiado pediu apoio da bancada federal goiana à aprovação do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) para “Goiás investir e avançar cada vez mais”. O pedido foi feito durante jantar com deputados federais e estaduais na noite de quinta-feira (5/12), no Palácio das Esmeraldas. A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, o vice-governador Daniel Vilela e o presidente da Assembleia Legislativa (Alego), Bruno Peixoto, participaram do evento, que teve tom de confraternização.

Aprovado pelo Senado, o Propag aguarda a apreciação da Câmara dos Deputados. O PLP 121/2024, de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, chegou a ser pautado para votação em plenário na quarta-feira (4/12), mas não chegou a ser analisado. Entre outras medidas, o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados flexibiliza o teto de gastos e altera o índice de correção das dívidas estaduais. As mudanças permitiriam aumentar em R$ 3 bilhões o volume de recursos estaduais disponíveis para investimentos.

Durante o evento no Palácio, Caiado fez ainda um rápido balanço das conquistas nas áreas de educação, segurança pública, transparência, inovação, saúde e redução da pobreza. Ele citou prêmios como o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o recém-divulgado levantamento do IBGE que mostrou que Goiás atingiu a menor taxa de pobreza da sua história. “Quero dividir essas conquistas com a Assembleia e a Câmara dos Deputados”, declarou. O governador também parabenizou Bruno Peixoto pela eleição para a presidência do Colegiado das Assembleias Legislativas do Brasil (Unale).

O vice-governador Daniel Vilela aproveitou a oportunidade para agradecer “pelo ano especial”. Ele lembrou que 2025 é o terceiro ano de mandato dos gestores e parlamentares estaduais e federais, e que o momento é de acelerar o trabalho para garantir que Goiás continue como “protagonista do debate nacional”. “Que o ano que vem seja ainda melhor que o ano que passou”, desejou ele.

Em seu discurso, o presidente da Assembleia, Bruno Peixoto, detalhou o processo de articulação política para chegar à presidência da Unale. Ele também parabenizou os colegas deputados estaduais e federais pelo trabalho em favor de Goiás, e elogiou o governador Ronaldo Caiado. “Dá exemplo para o país”, arrematou. Já o deputado Zacharias Calil falou em nome da bancada federal goiana. Ele ressaltou o trabalho realizado pelos parlamentos goianos na Câmara dos Deputados e lamentou a crise da saúde na capital. Calil também elogiou ações do Governo de Goiás, como o Natal do Bem. “É o maior Natal gratuito do Brasil”, destacou.

Fotos: André Bianchi e Diego Canedo

Deixe um comentário