Camboja a estrela mais brilhante da Àsia  

No momento, você está visualizando Camboja a estrela mais brilhante da Àsia  

Ainda pouco conhecido dos viajantes, o país do Sudeste Asiático fascina com sua cultura milenar, belas praias e templos grandiosos

Com praias tão belas e bem mais vazias do que as da vizinha Tailândia, cozinha delicada e aromática, místicos templos e uma capital cosmopolita, o Camboja é um dos destinos mais empolgantes do Sudeste Asiático.

Quem conhece a história recente do Camboja quase não acredita que esse país, situado na fértil bacia do Rio Mekong, no Sudeste Asiático, hoje se apresenta como um dos destinos mais interessantes para o turismo na Ásia. Afinal, não faz muito tempo que sua população superou uma das maiores tragédias do século 20 – o extermínio estimado entre 800 mil  e 2,5 milhões de pessoas durante o domínio da facção de esquerda Khmer   Vermelho, liderada por Pol Pot nos anos 1970.

Siem Reap, uma das mais importantes cidades do Camboja,  é a cidade-base para explorar o magnífico complexo de Angkor, formado por mais de 70 grandes templos  do Império Khmer entre os séculos 9 e 13. Uma cidade divertida, com  um  certo charme, cortada por um rio, cheia de restaurantes, bares e hotéis bonitos, e a apenas 7km dos templos.

Dentre os principais templos a serem visitados no complexo, está Angkor Wat. A sua base   é definida por uma mandala, que simboliza o universo, com um santuário central para abrigar os deuses e com entalhes de suas apsaras (dançarinas celestiais), além de muralhas com representações de lutas e divindades poderosas e capazes de manterem o poder dos reis e derrotarem seus inimigos.

Em Angkor Thom, podem-se ver várias estruturas que se assemelham ás pirâmides do Egito. No centro, está o Templo Bayon, que apresenta faces encrustadas nas torres, direcionadas aos quatro pontos cardeais. Por que estão sorrindo? Ninguém sabe.

Ta Prohm é um dos templos mais fascinantes de Angkor, com árvores gigantes  que cresceram a partir das ruínas envolvendo as construções e dominando a paisagem. É incrível. O local serviu para as filmagens do filme Lara Croft – Tomb Raider: O berço da vida, estrelado por Angeline Jolie.

Em frente ao complexo há um lago que no final do dia,  tornam um espetáculo a parte, transformando-o em um espelho natural que reflete grande parte de Angkor Wat, duplicando-o de uma maneira absolutamente  maravilhosa. Um passeio de helicóptero neste momento é mais do que recomendável.

A culinária cambojana é feita a base de legumes, ervas frescas e peixe. As frutas estão sempre presentes á mesa, com destaque para o abacaxi, muito doce, bem menor do que o que conhecemos aqui e com uma tonalidade mais amarelada, e a manga deliciosa e bem típica da região. Podem se ver as mangueiras espalhadas por vários pontos da cidade, sempre repletas de frutas. Uma das saladas típicas servidas por eles é preparada com manga verde e cenoura ralada, amendoim, camarões e molho agridoce.

Em Siem Reap também existem os famosos mercados noturnos, esses mercados lembram nossas feiras de artesanato, com barraquinhas vendendo de tudo, roupas coloridas, objetos de decoração e de prata, madeiras com sândalo e muito mais. A boa noticia é que vale pechinchar sempre.

Para quem gosta de alta costura, o estilista Eric Raisina, nascido em Madagascar e criado em Siem Reap, ele que é referencia na alta costura francesa, criando diversas peças para as coleções de Yves Saint Laurent e Christiam Lacroix,  tem sua loja no centro de iem Reap, é encantadora e vem fazendo sucesso entre os turistas antenados nas tendências do mundo inteiro.

Deixe um comentário