Campeonato de Pesca Esportiva movimenta turismo na região do Vale do Araguaia

No momento, você está visualizando Campeonato de Pesca Esportiva movimenta turismo na região do Vale do Araguaia

Gigantes do Araguaia chega à 3ª etapa em Aruanã, com patrocínio do Governo de Goiás

O município de Aruanã, na região turística Vale do Araguaia, recebe neste fim de semana a 3ª etapa do Circuito Gigantes do Araguaia. O torneio faz parte do calendário oficial de campeonatos de pesca esportiva de 2024 que receberam o patrocínio do Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo). A expectativa é reunir cerca de 250 competidores goianos e de outros estados durante o evento.

A programação do torneio começa na noite desta sexta-feira (13/09), com a tradicional prova de arremesso, na praça central da cidade. A largada do Circuito está marcada para as 7h30 deste sábado (14/09), do Porto Mauheri.

As equipes passarão o dia nas águas do Rio Araguaia, onde vão realizar a pesca, na modalidade “pesque e solte”. As espécies serão medidas e, em seguida, devolvidas ao rio. Todo o processo deve ser gravado. Às 17h30, no retorno ao local, os vídeos serão validados pelos fiscais da prova.

Entre as espécies que rendem pontos aos pescadores estão: piraíba, pirarara, dourada, barbado, tambaqui e caranha. Eles concorrem a cerca de 100 mil reais em prêmios e brindes, além de troféus. A equipe que recolher maior volume de lixo no rio no dia da prova também recebe prêmio. A festa de encerramento do torneio está marcada para as 18h30, com show para a população e cerimônia de premiação.

Ações Educativas
As atividades do Gigantes do Araguaia em Aruanã começaram na quarta-feira (11/09), com a realização de ações sociais e palestras envolvendo cerca de 200 alunos da rede pública de ensino. O projeto “Araguaia Vivo” leva até as crianças da comunidade local informações sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente e da preservação das espécies de peixes. Além disso, elas participaram de concurso de redação sobre o tema “Peixe vivo vale mais.”

Esta etapa do torneio conta também com o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD). O órgão se uniu à Goiás Turismo e vai promover ações educativas ambientais, com sinalização de mensagens de preservação do Araguaia e doação de containers e sacos de lixo para os portos de Aruanã.

Em 2024, o governo do estado investe R$ 1,2 milhão na Temporada de Pesca Esportiva, incluindo o Gigantes do Araguaia e o Circuito Goiano de Pesca Esportiva.

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, disse que o objetivo da pasta é consolidar o estado como um dos melhores destinos de pesca esportiva e, com isso, movimentar a economia, gerando emprego e renda nos municípios onde os torneios são realizados. “Goiás está dando de presente para o Brasil um grande exemplo de política pública”, afirmou.

Fotos: Goiás Turismo

Deixe um comentário