Clipe levanta reflexões sobre identidade, regionalismo e resistência
Com foco principal em disseminar uma mensagem de autoridade e resistência sobre várias questões sociais da atualidade, o cantor e compositor amapaense Loham lança, na sexta-feira (20/01), sua nova produção: Ponte Palafita. O clipe está disponível gratuitamente pelo YouTube e pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/watch?v=z6gMQQ9jHyM.
Na produção, Loham traz à tona questões importantes como os impactos da colonização e o que a homogeneização das identidades amazônicas significam para as culturas locais. Gravei o clipe na comunidade do Vale Verde, em Macapá (AP), com o objetivo de reforçar todos os questionamentos levantados de uma forma poética e profunda. Dessa forma, a canção ganha força para transmitir sua mensagem de resistência, explicou o artista.O clipe também reforça a temática da música com a integração de artistas contemporâneos naturais do Amapá, como o dançarino Brendo César, os produtores e roteiristas Lucas Carvalho e Ian Reis, e a maquiadora e artista visual Irlan Paixão. Juntos, eles formam o time que transformou a música em clipe cheio de referências aos povos Tucujus.
Ponte Palafita faz parte do álbum homônimo do artista, que foi produzido pelos músicos goianos Artu Artu, Will Silveira e Douglas Sá. Composto por cinco faixas, o EP explora temáticas variadas que giram em torno da Amazônia e dos povos que a habitam elementos visíveis na produção do seu vídeo.Loham cria música para provocar reflexões críticas sobre as questões sociais, em especial aquelas que desafiam o status quo, sempre buscando o respeito à história, ao território e às tradições. Com Ponte Palafita, busco alcançar o meu objetivo de me tornar uma voz ativa na defesa das culturas amazônicas e invocar transformações sociais e culturais duradouras, completou o músico.
Fotos divulgação