Cavalhadas de Palmeiras de Goiás

No momento, você está visualizando Cavalhadas de Palmeiras de Goiás

Festividade foi interrompida por dois anos por causa da pandemia. Tradição centenária faz parte do Circuito de Cavalhadas do Governo de Goiás e recebeu investimento de R$ 200 mil do Estado desde 2021_

O município de Palmeiras de Goiás, no Oeste goiano, celebrou neste final de semana seu 114º ano de tradição das Cavalhadas. Iniciada na sexta-feira (17/06), a encenação da batalha entre mouros e cristãos teve sua conclusão neste domingo (19/06), com presença do governador Ronaldo Caiado. As festividades fazem parte do Circuito de Cavalhadas, promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Para incentivar a continuidade da festa iniciada em 1908, o Governo de Goiás repassou R$ 200 mil, em 2021 e 2022, para a aquisição de vestuário para os cavaleiros, acessórios dos festejos, entre outros custeios. “Nós fizemos questão do repasse para que eles tivessem condições de estar aqui”, ressaltou o chefe do Executivo.

O governador declarou ainda que “para manter a tradição, os custos são altos” e a atual gestão valoriza a história e cultura do Estado. “Faço questão de apoiar todos os eventos turísticos e históricos de Goiás”, comentou. Além disso, Caiado elogiou a beleza das Cavalhadas: “Tivemos essa interrupção durante dois anos, mas essa festa voltou ainda mais linda”.

O chefe do Executivo acompanhou o desfile de cavaleiros, que saiu da Praça São Sebastião para o Parque de Exposições, onde foi realizada a luta coreografada entre os dois exércitos, com 12 cavaleiros de cada lado. Durante o percurso de cerca de dois quilômetros a pé, Caiado interagiu com os moradores do município.

“O governador é um grande entusiasta da cultura goiana”, afirmou o prefeito de Palmeiras de Goiás, Vando Vitor, ao agradecer pelos investimentos no festejo que, além de ser uma tradição centenária, contribui com a economia do município e de toda a região. “Para se ter uma ideia, desde sexta-feira não tem vaga em nenhum hotel”, exemplificou. Fotos André Saddi

Deixe um comentário