Cecília Costa inaugura “Fumo os Fins” na Aura

No momento, você está visualizando Cecília Costa inaugura “Fumo os Fins” na Aura

A mostra de Cecília Costa reúne diversos trabalhos inéditos, entre desenhos, esculturas e instalações. As obras exploram a alquimia do gesto e a tensão entre construção e destruição.

A Aura tem o prazer de anunciar a abertura da exposição Fumo os Fins, individual de Cecília Costa. Neste contexto, o evento, que acontece no sábado, dia 26 de abril, marca um momento importante na programação da galeria.

Por sua vez, a artista portuguesa, reconhecida internacionalmente por ter apresentado seus trabalhos. Especialmente na Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa) e na Bienal de Sidney, agora chega ao Brasil pela primeira vez. Dessa forma, ela realiza sua estreia com uma exposição individual no país, além disso, apresenta uma seleção de obras inéditas.

Além disso, acompanhada de texto assinado pela curadora Cristiana Tejo, a mostra apresenta ao público uma pesquisa conceitual e sensível. Por meio dessa abordagem, a artista investiga espaço, objeto e transmutações — usando o que resta como impulso para outra forma, outro corpo, outro traço.

“Os finais, ah, esses eu os fumo”, comenta Cecília sobre o título da mostra, citando o “fumo” como gesto simbólico — uma alquimia para processos de transformação. Em seu corpo de trabalho, o que poderia ser entendido como um fim — a fragmentação ou a queima de um objeto — torna-se ponto de partida para algo novo. A artista reconfigura o que já foi, usando o que resta como impulso para uma outra forma, outro corpo, outro traço.

A palavra “fumo”, aqui, também é análoga ao carvão — material presente em muitos de seus desenhos e que reflete parte do conceito abordado em sua própria formação: é resíduo e, ao mesmo tempo, ferramenta criadora.

Cecília Costa inaugura “Fumo os Fins” na Aura
Cecília Costa inaugura “Fumo os Fins” na Aura

Créditos das Fotos: Divulgação

Deixe um comentário