A Cerrado Galeria é o mais recente e importante passo da trajetória de três galeristas que vêm de diferentes lugares do Brasil e levam em conta o amadurecimento, a profissionalização e a descentralização do mercado de arte no país, bem como a firme convicção de existe no Centro-Oeste grande interesse e demanda por conteúdo de qualidade no campo das artes visuais.
Lucio Albuquerque, um dos sócios fundadores da Casa Albuquerque, de Brasília, Antônio Almeida e Carlos Dale, sócios fundadores da Almeida & Dale Galeria, de São Paulo, estão à frente da nova instituição na cidade de Goiânia. Conferir visibilidade nacional à produção local, além de apresentar novos e consagrados artistas na região, contribuindo para a formação de público e o desenvolvimento de novas coleções são alguns dos objetivos que os levaram a unir expertises nessa iniciativa.
No ambiente generoso e cuidadosamente planejado para abrigar simultaneamente múltiplos projetos – exposições individuais e coletivas de grandes nomes ou jovens talentos, que contemplem obras em escalas e mídias diversas, bem como debates, bate-papos com artistas, críticos e curadores – a compreensão da importância da valorização da cultura, por meio da arte, será uma natural consequência.
A galeria ocupará a casa modernista da rua 84, projetada por David Libeskind, marco da arquitetura goiana que já abrigou a sede do IPHAN-GO (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e, a partir de maio de 2023, poderá ser acessada por todos. A proximidade com a Praça Cívica e a conservação dos azulejos históricos originais do imóvel são características importantes do espaço de 500 metros quadrados que, ativado pela programação da galeria, integrará passado e presente por meio de arte e arquitetura.
Para celebrar o início de suas atividades a Cerrado Galeria apresenta a exposição Pensamento Insubordinado|Trabalhos, 1961-2023, uma reunião inédita de sete décadas de pinturas, esculturas e ações do artista Siron Franco.
Afirmava Ferreira Gullar que, diferente de outros artistas, Siron Franco assumiu seu papel como artista internacional por meio de um vínculo vital com seu território. Talvez seja por isso que, além de suas constantes exposições e viagens por todo o planeta, Franco hoje mantém seu ateliê em Goiânia, de onde trabalhou em quase todas as suas séries pictóricas e de onde projetou suas ações políticas. Baseado nisso, Pensamento Insubordinado pretende realizar, por meio de uma exposição dupla, que será apresentada no MAC Goiás e na Cerrado Galeria, um passeio por uma carreira que existe formalmente há mais de sessenta anos. Isso marca também suas raízes na infância ligada à natureza robusta e poderosa de Goiás, assim como na periferia de Goiânia. A pintura, a escultura e as ações de Siron Franco são uma crônica social e política do Brasil dos últimos sessenta anos e Pensamento Insubordinado busca aprofundar-se nela a partir sua produção recente, mas, também, nas obras que estão presentes desde os anos 1960 em coleções públicas e privadas do estado de Goiás.
A abertura da Cerrado marca de maneira contundente a expansão e a vocação nacional do projeto de divulgação e fomento da arte moderna e contemporânea brasileira empreendido pelos três galeristas que, a partir de agora, unem esforços e somam experiências adquiridas durante os mais de 30 anos em que atuam no mercado de arte.
Cerrado Galeria
Rua 84, n. 61
Setor Sul – Goiânia
Segunda à sexta-feira: 10 às 19h | Sábado: 10 às 13h