Em sua primeira participação como expositora fora do Brasil, a Cerrado Galeria cumpre seu compromisso de expansão da produção artística do Centro-Oeste ao apresentar obras de Dalton Paulo, Abraão Veloso, Tor Teixeira, Lucélia Maciel e Genor Sales na ARCOmadrid 2025
Nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, a Cerrado Galeria apresenta, em Goiânia, um preview exclusivo das obras selecionadas para a edição de 2025 da ARCOmadrid. A renomada feira internacional de arte contemporânea acontecerá entre os dias 5 e 9 de março na capital espanhola. Esta será, portanto, a primeira participação da Cerrado Galeria como expositora em um evento internacional, consolidando-se como uma das três galerias brasileiras selecionadas para o programa geral deste ano.
A convite do curador José Esparza Chong Cuy, a Cerrado reúne os artistas Dalton Paula, Abraão Veloso, Tor Teixeira, Lucélia Maciel e Genor Sales. Juntos, eles integram o Sertão Negro, um projeto inovador que combina artes visuais, conhecimentos quilombolas e fundamentos de agroecologia. Dessa forma, o objetivo é fortalecer, ainda mais, a relação entre arte contemporânea, memória, território e a construção da vida em comunidade.
Além disso, a curadoria está alinhada com o tema central da ARCOmadrid 2025, que destaca a Amazônia e a arte latino-americana. Em sua 44ª edição, a feira propõe explorar, de maneira ampla, novas formas híbridas de criação, unindo corpos humanos, vegetais, físicos e metafísicos. Para Júlia Mazzutti, diretora da Cerrado Galeria em Goiânia, essa participação representa, sem dúvida, um avanço essencial para a visibilidade da galeria e dos artistas do Centro-Oeste.
“A Cerrado tem como compromisso expandir a produção de artistas do Centro-Oeste, missão que orienta nosso trabalho desde a concepção da galeria. O reconhecimento internacional e a oportunidade de ampliar a visibilidade de artistas fundamentais para a arte moderna brasileira reforçam nossa dedicação a um processo rigoroso de pesquisa e ao esforço contínuo para fortalecer a potência da arte inspirada na região central do Brasil”, destaca a diretora.
Sobre os artistas
Dalton Paula é uma das figuras centrais da arte contemporânea brasileira. Além disso, ele desempenha um papel fundamental como mentor dos artistas do Sertão Negro, orientando e incentivando novas gerações. Sua obra, por sua vez, destaca-se pelo resgate da memória e da resistência afro-brasileira, abordando temas profundamente enraizados na história do país. Sua série apresentada na Bienal de Veneza 2024 ganhará uma nova versão na ARCOmadrid 2025. O artista segue comprometido em reimaginar figuras negras historicamente apagadas.
Cada artista do grupo traz uma perspectiva única ao discurso anticolonial do Brasil contemporâneo. Abraão Veloso, por exemplo, cria tapeçarias inspiradas nas tranças nagô, representando identidade, afeto e cuidado. Tor Teixeira, por sua vez, desafia os padrões tradicionais de masculinidade ao explorar referências da capoeira e do candomblé.
Lucélia Maciel, por sua vez, busca inspiração em suas memórias de infância na Chapada Diamantina. Para isso, ela utiliza materiais como barro, couro e vidro, os quais permitem evocar, de maneira sensível, temas como iluminação e resiliência.
Por outro lado, Genor Sales aborda, de forma profunda, os conflitos psíquicos vividos por pessoas negras em espaços de poder. Suas aquarelas, ao mesmo tempo delicadas e impactantes, não apenas refletem a luta por pertencimento e sobrevivência, mas também funcionam como declarações poéticas sobre resistência e identidade.
A ARCOmadrid ocorrerá nos pavilhões 7 e 9 do centro de exposições IFEMA Madrid. Os primeiros dias serão exclusivos para profissionais, mas, a partir de sexta-feira (7), às 15h, o evento será aberto ao público. O IFEMA Madrid está localizado na Avenida Partenón 5, Madrid, Espanha. Os ingressos podem ser adquiridos no site oficial: www.ifema.es/pt/arco/bilhetes.




