Cerrado Galeria leva obras inéditas para a maior feira de arte do Centro-Oeste

No momento, você está visualizando Cerrado Galeria leva obras inéditas para a maior feira de arte do Centro-Oeste

Com curadoria e expografia de Divino Sobral, estande da galeria na 6ª edição da FARGO traz trabalhos de 11 artistas

Entre os dias 15 e 19 de maio, o público poderá conferir trabalhos de 11 artistas da Cerrado Galeria na 6ª Feira de Arte Goiás (FARGO), a maior desse segmento no Centro-Oeste. A galeria, que possui unidades em Goiânia e Brasília, contará com um estande no evento para divulgar obras de artistas de Goiás e de outros estados, principalmente os que nasceram ou atuam na região central do Brasil.
Presente na FARGO pelo segundo ano consecutivo, a Cerrado Galeria levará para a edição de 2024 produções de quase o dobro de artistas, em comparação com a edição anterior. A diretora da unidade de Goiânia, Júlia Mazzutti, ressalta que isso é um reflexo da ampliação no número de artistas representados pela galeria desde que foi criada, no ano passado. Para ela, a participação contínua da Cerrado Galeria no evento também é uma importante forma de valorizar as iniciativas de fomento à arte e à cultura em Goiás e no Centro-Oeste.
“Acrescido a isso, as feiras brasileiras têm se consolidado como grandes centros de consumo de arte, apresentação de novos artistas e conexão com agentes do mercado, especialmente nos últimos anos”, afirma Júlia Mazzutti. Com curadoria e expografia feitas pelo renomado crítico e curador de arte goiano Divino Sobral, o estande da Cerrado Galeria na 6ª FARGO dará ênfase para obras inéditas dos artistas.
O espaço da galeria na feira será o estande 09, localizado em frente à rampa interna do Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC), no primeiro piso do prédio. Como a Cerrado Galeria tem a arte contemporânea como foco, o fato do evento ser realizado no MAC-GO é ainda mais especial, segundo a diretora da unidade de Goiânia.
“O local escolhido é essencial para reforçar a relevância da produção, divulgação e comercialização da arte contemporânea no Centro-Oeste, assim como para estimular a frequentação do museu e do próprio Centro Cultural Oscar Niemeyer [onde o MAC-GO fica], que é um importante ponto cultural de Goiânia”, destaca Júlia Mazzutti. Com entrada gratuita, a FARGO ocorrerá das 18 às 21 horas, na quarta-feira (15), e das 14 às 21 horas, de quinta-feira a domingo (16 a 19).

Artistas
Os artistas visuais que terão seus trabalhos divulgados pela Cerrado Galeria na 6ª FARGO são:
– Estêvão Parreiras: Nascido em Minas Gerais, mora em Goiânia e é formado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Realizou mostras em Goiás, São Paulo e Amsterdã, na Holanda, além de ter recebido o prêmio de Artista Revelação de 2017 no Concurso SESI Arte e Criatividade.
– Evandro Soares: Natural da Bahia, o artista mora e trabalha em Goiânia. Produz obras por meio de esculturas, desenhos e instalações, com trabalhos expostos na Europa e outros países da América do Sul. Ele recebeu a Medalha de Mérito Cultural do Conselho Estadual de Cultura de Goiás e vários prêmios, incluindo do Concurso SESI Arte e Criatividade e da 11ª Bienal Naïfs do Brasil.
– Flávio Lima: Com uma produção essencialmente fotográfica, o artista nasceu e mora em Goiânia. Ele já participou de exposições coletivas e individuais em São Paulo, Brasília e Goiânia, além de ter sido premiado na categoria Ensaio/Story pela Photo + Arts de 2021, em São Paulo.
– Iêda Jardim: Nascida em Goiânia, a artista é formada em Artes Plásticas e em Educação Artística, com especialização em Escultura, Cerâmica e Gravura, pela Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Realiza mestrado na Universidade de Brasília (UnB) e dedica-se ao desenho e à pintura, já tendo participado de mais de 20 exposições coletivas e recebido prêmios.
– José Bento: O escultor nasceu na Bahia e reside em Minas Gerais, atualmente. Autodidata, começou a participar de exposições em 1989 e usa em suas obras porcelana, vidro e madeira, com troncos tombados naturalmente. Ele já ganhou prêmios e participou de mostras no Brasil e na África, com destaque para a 32ª Bienal de São Paulo, em 2016.
– Luiz Mauro: Artista visual e professor de desenho e pintura da Escola de Artes Visuais da Secretaria de Estado de Cultura de Goiás (Secult-GO), Luiz Mauro nasceu e mora em Goiânia. Já ganhou prêmios e realizou mostras individuais e coletivas em Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e França.
– Manuela Costa Silva: Nascida em Goiânia, a artista é formada em Artes Visuais pela UFG e desenvolve seus trabalhos por meio de desenho, pintura, instalações e videoarte. De 2019 a 2022, ela atuou como artista residente no ateliê do artista visual Dalton Paula, em Goiânia.
– Mateus Dutra: Envolvido com vários tipos de linguagens artísticas, ele nasceu e reside em Goiânia, já tendo sido diretor de palco de diversos festivais de arte e cultura no Distrito Federal e em Goiás. Com seus desenhos, pinturas e murais, fez intervenções urbanas e mostras coletivas e individuais em Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, além de Espanha, Colômbia, Vietnã e Namíbia.
– Raylton Parga: Com um trabalho focado no desenho, o artista nasceu e mora em Taguatinga, no Distrito Federal. Ele é formado em Artes Visuais pela UnB e já fez mais de 20 exposições individuais e coletivas no Brasil.
– Selma Parreira: Natural de Buriti Alegre (GO), a artista reside em Goiânia, onde trabalha com pintura, fotografia, instalações e intervenções urbanas. Ela cursou Desenho e Plástica na UFG, em 1979, e se especializou em Gravura, no México, em 1980. Também é mestra em Cultura Visual e Arte pela UFG e professora da Faculdade de Artes Visuais da UFG desde 1993.
– Siron Franco: Tendo nascido em Goiás Velho, ele mora em Goiânia e é pintor, escultor, ilustrador, desenhista, gravador e diretor de arte. Estudou na EGBA e recebeu prêmios, como o de Melhor Pintor Nacional na 12ª Bienal de São Paulo, em 1974. Realizou várias interferências culturais no espaço urbano de Goiânia e criou monumentos públicos, que estão em diversas cidades goianas.

Deixe um comentário