Cerrado Galeria promove visita mediada gratuita à exposição de Talles Lopes

No momento, você está visualizando Cerrado Galeria promove visita mediada gratuita à exposição de Talles Lopes

Evento ocorre no último dia de exibição da mostra e tem participação do próprio artista, que vai abordar detalhes sobre cada obra

A exposição “Paisagem Aclimatada”, do artista Talles Lopes, ficará em cartaz na unidade da Cerrado Galeria em Goiânia até este sábado (09). O horário em que o espaço funciona é das 10 às 19 horas, de segunda à sexta-feira, e das 10 às 13 horas, aos sábados, sempre com entrada gratuita. Além disso, será realizada uma visita à mostra neste sábado (09), mediada pelo próprio artista. Também com participação gratuita para o público, a visita mediada acontecerá das 10 às 12 horas.
Os interessados precisam apenas comparecer à galeria, sem necessidade de realizar inscrições. O evento é destinado para pessoas de todas as idades e tem como objetivo apresentar um panorama sobre a pesquisa do artista, o conceito da exposição e detalhes de cada obra. A importância desse tipo de iniciativa é explicada pela diretora da galeria em Goiânia, Júlia Mazzutti.
“Além de ampliar o acesso à arte para diversos tipos de público, a visita mediada proporciona aos participantes uma experiência para saber informações que não são de amplo conhecimento público, como um aprofundamento da produção do artista e a relação com outras obras e exposições. Assim, o público cria um rico repertório cultural”, ressalta. Ela também destaca que chama a atenção o fato de Talles Lopes ser um artista jovem, mas com uma pesquisa profunda e obras com qualidade estética e conceitual.
“Ele aborda temas de extrema relevância para causar reflexões sobre as origens da sociedade desde a época colonial até a atualidade. Além disso, aponta como a arquitetura e o urbanismo são reflexos de uma série de processos de formação cultural, especialmente no Centro-Oeste, com cidades planejadas como Brasília e Goiânia”, salienta Mazzutti.

A exposição
Com curadoria de Divino Sobral, “Paisagem Aclimatada” traz 15 obras, incluindo pinturas e desenhos, que estão dispostas na galeria de forma instalativa, ou seja, a projeção no espaço foi um elemento fundamental para a concepção. “A mostra foi concebida de modo a aprofundar e ampliar a pesquisa de Talles Lopes em torno de assuntos como território, paisagem, arquitetura, biopirataria, lavoura e jardim, observados dentro dos discursos de colonização e de modernização do Brasil”, afirma Sobral, que também é diretor artístico da Cerrado Galeria.
A produção de Talles Lopes é baseada em revisão de projetos arquitetônicos, atlas, arquivos e catálogos de exposições, trazendo a arquitetura como elemento fundamental para questões históricas e políticas mais abrangentes. Formado em Arquitetura pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), o artista já apresentou suas obras em espaços como o Museu de Artes Plásticas de Anápolis (MAPA), o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, e o Museu de Arte Contemporânea de Castilla y León (MUSAC), na Espanha.
Em “Paisagem aclimatada”, que estreou em setembro e é a primeira exposição individual do artista anapolino, Talles Lopes trabalhou com dualismos como novo e antigo, moderno e colonial e arquitetura e território. “Produzir as obras a partir dessas dualidades é um exercício de pensar sobre a ocupação colonial da região Centro-Oeste do país, onde, até hoje, é possível observar que as ideias em torno do que é considerado novo estão continuamente atualizando lógicas arcaicas”, reflete o artista.
Entre as obras em exibição na Cerrado Galeria, as que mais têm despertado o interesse e a curiosidade do público pela poética e pelo processo de criação são “Projeto para reconstrução da escultura ‘O homem brasileiro’ de Celso Antônio” e “Neo-Naufrágio”, segundo a equipe do local. Além disso, o público tem avaliado positivamente a arte moderna e a crítica sobre a arquitetura apresentadas por Talles Lopes na própria composição espacial da mostra numa casa modernista e com a presença de uma obra autêntica de Burle Marx.

Deixe um comentário